Corpo Docente
Bárbara Romeika Rodrigues Marques contato |
Licenciada em Filosofia (UFRN), com especialização em Educação (UnP), mestrado em Filosofia (UFRN) e doutorado em Educação (UFJF). Atua como professora no Cefet/RJ campus Valença, na educação básica, na graduação e na pós-graduação (Lato Sensu em Temas e Perspectivas Contemporânea em Educação e Ensino). No Cefet/RJ campus Maracanã atua como professora no Programa de Pós-Graduação em Filosofia e Ensino. Suas áreas de interesse na pesquisa abrangem principalmente Filosofia e Educação, com destaque para as seguintes temáticas: filosofia da educação; filosofia e literatura; arte e educação; ensino de filosofia. |
Edgar de Brito Lyra Netto |
Edgar Lyra é graduado em Engenharia Química pela UERJ (1981), com mestrado (1999) e doutorado (2003) em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, onde atua como professor e pesquisador associado. Coordenou o curso de graduação em Filosofia entre setembro de 2013 e março de 2020, e exerceu o cargo de diretor do departamento entre 2020 e março de 2024. Tem experiência na área de Filosofia Contemporânea, especialmente em problemas éticos, políticos e pedagógicos vinculados à atual hegemonia tecnológica. Coordenou entre 2014 e 2016 o Grupo de Trabalho Heidegger da ANPOF (Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia), ao qual continua filiado. Criou e lidera, desde 2016, o Grupo de Estudos e Pesquisa em Filosofia da Tecnologia, certificado pelo CNPq. Ingressou em junho de 2019 no Laboratório de Humanidades Digitais da PUC-Rio, e em setembro do mesmo ano filiou-se ao EMAPS (grupo de Ética e Mediação Algorítmica de Processos Sociais). Fortemente convencido da necessidade de formar professores de filosofia para lidar com as demandas da era técnica, tem se dedicado ao estudo da retórica com intenções político-pedagógicas, partindo da Retórica de Aristóteles em direção aos seus ecos digitais contemporâneos. Este trabalho resultou na publicação dos o livros "O Esquecimento de uma Arte - retórica, educação e filosofia no século 21" (2021) e "Por uma Filosofia da Opinião" (no prelo) . Ainda, no esforço de formação de professores, atua desde 2014 como colaborador do Mestrado Profissionalizante em Filosofia e Ensino do CEFET-RJ, além de integrar o GT Ensinar e Ensinar a Filosofa da ANPOF. Coordenou o PIBID / PUC-Rio de Filosofia entre agosto de 2012 e fevereiro de 2020, e entre junho de 2015 e junho de 2016, assessorou o MEC na elaboração das duas primeiras versões do documento de Ciências Humanas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Tem, por fim, se mantido em interlocução com escolas de Educação Básica, atuado como professor de cursos de especialização e extensão, e, mais recentemente, assessorado a Reitoria da PUC-Rio em assuntos estratégicos e de integridade. |
Eduardo Augusto Giglio Gatto contato |
Doutor em Ciência da Literatura - Poética, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Concluiu pesquisa de pós-doutorado gerando o estudo 'Música: a consagração do silêncio' pela Faculdade de Letras da UFRJ (2014). Concluiu pesquisa de pós-doutorado gerando a monografia 'O Plano de Zeus na Ilíada: relações entre arte, pensamento e sagrado na épica homérica', pelo Departamento de Filosofia do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ (2018). Mestre em Ciência da Literatura - Poética, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), Bacharel em Música - Violão, pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), Licenciado em Educação Artística - Música, pelo Conservatório Brasileiro de Música - Centro Universitário (2004). Professor Titular da carreira EBTT do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, atuando no Programa de Pós-graduação em Ensino de Filosofia (PPFEN) para o curso de mestrado em Ensino de Filosofia; no curso de graduação de Tecnólogo em Gestão de Turismo, Engenharia Elétrica e Licenciatura em Física, com as disciplinas eletivas, Teoria da Música Ocidental, Violão Básico, e Prática de Conjunto; e no Ensino Médio e Técnico na cadeira de Educação Artística - Música. Tem experiência na área de Arte, Música (interpretação e composição musical), Filosofia da Música e Estética, e Filosofia da Arte. |
Fabio Sampaio de Almeida contato |
Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Letras, na área de concentração em Linguística, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e bacharel e licenciado em Letras Português/ Espanhol e respectivas literaturas pela mesma instituição. Atualmente é professor de língua portuguesa e espanhola do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ) campus Petrópolis e Docente pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-raciais (PPRER) e do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Filosofia e Ensino (PPFEN) da mesma instituição. Atualmente ocupa a coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Relações Étnico-Raciais e Educação (RERED). Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em estudos do discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: discurso, corporalidade e construção de identidades, relações étnico-raciais, linguagem e trabalho docente, gêneros do discurso e ensino, discursos midiáticos e produção de subjetividade. |
Felipe Gonçalves Pinto contato |
Doutor em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro com a tese intitulada "O Conceito de Phantasia em Aristóteles" (PPGF/UFRJ, 2014). Estágio doutoral no Centre León Robin de Recherches sur la Pensée Antique (CNRS-Univ. Paris-Sorbonne, Paris/FR). Bolsista Capes de mestrado e doutorado. Atuou como professor de filosofia em cursos de ensino médio integrado à educação profissional e técnica desde 2009 no Instituto Federal Fluminense campus Macaé e na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz). Desde 2014 atua como professor, pesquisador e extensionista no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), tendo lecionado em cursos de graduação, pós-graduação (lato e stricto sensu) e, sobretudo, ensino médio integrado à educação profissional e técnica. Coordenou o projeto de extensão À Luz da Imagem (CEFET/RJ campus Maria da Graça) de 2015 a 2019, desenvolvendo experimentações em técnicas fotográficas artesanais e filosofia da imagem. Atualmente coordena o projeto de extensão "Pensatório" (CEFET/RJ campus Maria da Graça) no âmbito do qual produz o podcast de mesmo nome, criado em 2020. É membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e Ensino (PPFEN-CEFET/RJ campus Maracanã). |
Filipe Ceppas de Carvalho e Faria contato |
Filipe Ceppas é professor associado da Faculdade de Educação da UFRJ e trabalha na formação de professores; atua no PPGF-UFRJ, onde pesquisa temas relacionados à filosofia contemporânea, ensino de filosofia e educação. Recentemente, tem se dedicado a repensar a filosofia antropófaga de Oswald de Andrade na fronteira entre a filosofia e a antropologia. Atua no Mestrado Profissional do CEFET-Rio (PPFEN) e coordena atualmente o Laboratório de Ensino de Filosofia Gerd Bornheim da Faculdade de Educação da UFRJ (LEFGB-FE/UFRJ) e o Núcleo de Pesquisa em Filosofia Francesa Contemporânea do Programa de Pós-Graduação de Filosofia da UFRJ (NuFFC-PPGF-UFRJ/CNPq). Participa como membro pesquisador do Laboratório de "Recherche sur la Philosophie Pratique et Appliquée" (L.R.Ph.P.A.) da Universidade do Egeu (Rodes-Grécia), na rede "Philosophie de l'Éducation en Praxis". |
Fellipe Pinheiro de Oliveira contato |
Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008), mestrado em Filosofia (Lógica e Metafísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011) e Doutorado em Filosofia (Lógica e Metafísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2019). Realizou estágio doutoral na Université de Bourgogne (França - 2017) com apoio financeiro da CAPES (PDSE - Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior). Atualmente é professor do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia Moderna, Teoria do Conhecimento e Metafísica. |
João André Fernandes da Silva contato |
Atualmente é professor de Filosofia do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, atuando no Ensino Básico Integrado e no Mestrado Profissional em Filosofia e Ensino do CEFET/RJ. |
Leonardo Diniz do Couto contato |
Possui graduação em Filosofia (bacharelado e licenciatura) concluída em 2007 pela UFRJ. Possui mestrado (2010) e doutorado (2015) em Filosofia, concluídos no Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF) também pela UFRJ. Desde 2014 é docente do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET / RJ), atuando no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão. No CEFET-RJ, atua como docente do Ensino Médio Técnico Integrado (EMI) e na Pós Graduação, como professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e Ensino (PPFEN). Desde novembro de 2024 é coordenador deste Programa de Pós-Graduação. Além das turmas que possui no EMI e no PPFEN, participa de dois Projetos de Pesquisa em andamento e coordena dois Projetos de Extensão também em andamento. Entre 2023 e 2024 concluiu estágio de pós-doutoramento na UFPE sob a supervisão do Prof. Dr. Érico de Andrade. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Política e Filosofia da Educação, trabalhando com temas como Estado, democracia, igualdade, liberdade, liberalismo, racismo e neoliberalismo. |
Luís César Fernandes de Oliveira contato |
Doutor e mestre em Filosofia pela UERJ. Mestre em Memória Social pela UNIRIO. Bacharel e licenciado em Filosofia pela UFRJ. Professor atuante no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Atuou também como coordenador na Coordenadoria de Filosofia do Departamento de Ensino Médio e Técnico do CEFET-RJ. É pesquisador, professor e orientador no Programa de Pós-Graduação em Filosofia e Ensino - CEFET/RJ, tendo atuado como coordenador substituto de 12/2016 a 12/2017. Exerceu a função de Professor-tutor à distância na Licenciatura em Pedagogia (UNIRIO/CEDERJ/UAB), nas disciplinas de Filosofia e Educação e Seminário de Práticas Educativas I. Foi orientador de TCC na Licenciatura em Pedagogia da Unirio. Tem experiência nas seguintes áreas: Teoria e Prática do Ensino de Filosofia; Arte, Filosofia e Ensino; Produção e Avaliação de Produto Didático no Ensino de Filosofia; Filosofia da Arte e Estética; Práticas Educativas; Memória Social; Filosofia Política; Exercícios de poderes. |
Maicon Jeferson da Costa Azevedo contato |
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2007) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2015). É professor Titular do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, onde atua como docente do Ensino Médio Técnico Integrado (EMI) e como professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e Ensino (PPFEN). Membro da comissão Científica da Associação brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) e Associação brasileira de Pesquisadores em Ensino de Ciências (ABRAPEC). Arbitro de periódicos da área. Pesquisador do grupo Currículo Docência & Cultura. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências e Currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas curriculares, integração curricular, história das disciplinas escolares, processos de didatização, experimentação didática, ensino de biologia, formação de professores e livro didático. |
Marcelo Senna Guimarães Blog: Filosofia na sala de aula contato |
Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (2008), graduação em Filosofia pela Universidade de Brasília (1995), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013). Foi professor de ensino médio no Colégio Pedro II (RJ), de 1997 até 2013. Atualmente é professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. É docente permanente do Núcleo PROF-FILO UNIRIO e docente permanente do Programa de Pós Graduação em Filosofia e Ensino (PPFEN) do CEFET/RJ; Coordenador do Projeto de Extensão Filosofia na Sala de Aula/UNIRIO; e Coordenador do Curso de Licenciatura em Filosofia da UNIRIO. Membro dos Grupos de Pesquisa: Interfaces: técnica, arte e questões ético-políticas no pensamento filosófico - UNIRIO; Linguagem, artes e política - UNIRIO; Educação, pensamento e filosofia. Forças políticas do ensinar e do aprender - UERJ. Membro do comitê organizador e realizador do Fórum de Professores de Filosofia do Estado do Rio de Janeiro (2019-2020); membro do núcleo de sustentação do GT Filosofar e ensinar a filosofar da ANPOF. Tem experiência nas áreas de Filosofia e Educação, com ênfase em Ensino de Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de filosofia, educação filosófica, filosofia no ensino médio, escola e formação. |
Maria Cristina Giorgi contato |
Maria Cristina Giorgi é bacharela e licenciada em Letras (Habilitação Português Espanhol) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestre em Letras (2005) pela mesma instituição e doutora em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2012). Professora titular do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - Cefet/RJ, onde atua desde 2005, é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e Ensino, . É bolsista de produtividade acadêmica da Fundação CECIERJ, Consórcio CEDERJ, atuando como coordenadora de disciplina no Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo, modalidade EAD. Foi bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq e é JCNE da Faperj, e líder dos grupos de pesquisa Práticas discursivas na produção de identidades sociais: fatores humanos, organizações, trabalho, tecnologia e sociedade (Cefet/RJ) e Práticas de linguagem, trabalho e formação docente (UFF). Além de parcerias com pesquisadores da UERJ, UFF e PUC/RJ, a docente também realiza trabalhos com investigadores de universidades de outros países. É coorientadora de dissertações e teses do Programa de Pós-graduação em Letras (área de Linguística) do ILE/UERJ e do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da UFF. Tem atuado como parecerista de agências de fomento, de instituições de ensino superior e de periódicos científicos. É membra do GT/ANPOLL Discurso, Trabalho e Ética, e do G.R.E.C.A. - Grupo de Pesquisa em Etnomusicologia do Circolo Amerindiano e das associações ISA - International Sociological Association, EDISO -Asociación de Estudios sobre Discurso y Sociedad, ASWAD -Association for the Study of the Worldwide African Diaspora e LASA - LATIN AMERICAN STUDIES ASSOCIATION. Com orientação teórica na análise cartográfica do discurso, tem interesse em investigações sobre formação docente, sobre questões étnico-raciais, com especial foco em mídia e discurso, bem como sobre as relações da branquitude e a racionalidade neoliberal. |
Rafael Mello Barbosa contato |
Possui graduação em Filosofia (2002), mestrado (2005) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Foi professor da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, do departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade Federal Fluminense e do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente leciona no ensino médio no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Também atua na pós-graduação, onde foi coordenador do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Filosofia com Ênfase na Prática Docente, hoje coordena o Programa de Pós-Graduação em Filosofia e Ensino e também integra o corpo docente do Programa de Relações Étnico-raciais. Coordena os projetos de extensão Luz, Câmera, Filosofia e Introdução à língua e literatura gregas. Coordena o grupo de pesquisa Filosofia e Ensino certificado pelo CNPQ e integra a equipe de pesquisadores do Laboratório OUSIA - UFRJ. Tem experiência na área de Filosofia, atuando principalmente nas seguintes áreas : filosofia antiga, Aristóteles, ensino de filosofia, filosofia da natureza, ontologia, metafísica, retórica e decolonialidade. |
Renato Noguera dos Santos Júnior contato |
Renato Noguera possui vivência familiar griot, doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professor do Departamento de Educação e Sociedade (DES), do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), pesquisador do Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Leafro). Noguera coordena o Grupo de Pesquisa Afroperspectivas, Saberes e Infâncias (Afrosin), Noguera é escritor e tem realizado pesquisas que articulam filosofia, educação, neurociência e antropologia, publicou, dentre outros livros, "Ensino de Filosofia e a Lei 10639", "Porque amamos: o que os mitos e a filosofia têm a dizer sobre o amor", "O que é o luto: o que os mitos e as filosofias entendem a morte e a dor da perda". |
Roberto Cesar Zarco Câmara contato |
Possui graduação em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005), graduação em Abi - Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), graduação em Letras - Português e Grego pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), graduação em Medicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1991), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal Fluminense (2014), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), doutorado em Biologia Geral - Háskóli Íslands (2006) e doutorado em BIOÉTICA, ÉTICA APLICADA E SAÚDE COLETIVA pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2020). Atualmente é professor ebtt do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Tem experiência na área de Bioética, com ênfase em Bioética, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia, filosofia antiga, platão, arte e educação. |
Taís Silva Pereira contato |
Possui graduação em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005), mestrado e doutorado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013). É professora do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ) desde 2010, atuando nos âmbitos do Ensino, Pesquisa e Extensão. É professora permanente do Programa de Pós-graduação em Filosofia e Ensino (PPFEN) e professora colaboradora do Programa Profissional em rede PROF-Filo, polo UNIRIO. Integra o conselho fiscal da Diretoria da ANPOF (Biênio 2023-2024) e coordena a Comissão de Trabalho sobre o Ensino de Filosofia da ANPOF .Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Política, Ensino de Filosofia e Produção de Material Didático para o Ensino de Filosofia. |
Talita de Oliveira contato |
Possui Bacharelado e Licenciatura em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), Mestrado pelo Programa Interdisciplinar de Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e Doutorado em Letras (Estudos da Linguagem) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2012). Atualmente é professora titular do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (efetivo) do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). É docente do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais (PPRER) e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e Ensino (PPFEN) na mesma instituição. É, também, bolsista de produtividade acadêmica da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Fundação CECIERJ, Consórcio CEDERJ) e atua como coordenadora de disciplina no Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo, modalidade EAD. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, Sociolinguística Interacional e Estudos Narrativos e Identitários de orientação interacional. |
Thomaz Estrella de Bettencourt contato |
Doutor em Filosofia pela PUC-Rio (2012), Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008) e Licenciado em filosofia pela PUC-Rio (2006). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Teoria do Conhecimento, Filosofia da Educação e Ética. Professor efetivo do CEFET-RJ. |
Redes Sociais