Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Defesas > Defesa Dissertação Tatiana de Souza
Início do conteúdo da página

Defesa Dissertação Tatiana de Souza

Hits: 374

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO

COORDENADORIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL E SISTEMAS PRODUTIVOS 

 

A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos  tem a satisfação de convidá-lo para assistir à

 

D E F E S A  D E DISSERTAÇÃO

 

COM O TÍTULO:

“A INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E O ENGAJAMENTO SOCIAL NA ÁREA DA SAÚDE: A BUSCA DE SOLUÇÕES PARA OS VENTILADORES MECÂNICOS NO ENFRENTAMENTO DA COVID 19”

 

Por Tatiana de Souza

 

Resumo

O vírus denominado SarsCov 19 descoberto em Wuhan na China em 2019 originou-se de transbordo zoonótico do morcego para o homem. A alta capacidade de transmissibilidade e de gerar manifestações graves levou à necessidade de internações em unidades de terapia intensiva e à utilização de ventiladores mecânicos para manutenção das funções vitais. Esses dispositivos de tecnologia complexa poderiam se tornar escassos tendo em vista a alta demanda devido ao avanço da doença. Nesse contexto, um grupo de profissionais do CEFET/RJ (Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca), em parceria com empresas públicas e privadas iniciou o reparo de ventiladores mecânicos para rede pública de saúde do Estado do Rio de Janeiro. Surgiram então questões norteadoras de como foi a repercussão do reparo dos ventiladores e o que os profissionais envolvidos perceberam no processo de reparo. Foi elaborada uma entrevista semiestruturada para ser submetida a esse grupo a fim de responder a essas e outras indagações. Os objetivos da pesquisa foram: Objetivo geral: Identificar a importância dos ventiladores mecânicos sob a ótica dos participantes de um grupo formado no CEFET/RJ para manutenção e reparo desses equipamentos. Objetivos específicos: Demonstrar qual o papel dos ventiladores mecânicos na manutenção da vida dos acometidos pelo vírus e os reflexos na pessoa família e comunidade frente a magnitude da pandemia; Descrever o surgimento da ideia do projeto de manutenção de ventiladores mecânicos fora de uso nos hospitais da rede pública do estado do Rio de Janeiro; Descrever o fluxo de recepção e de devolução dos ventiladores mecânicos para rede pública de saúde e seus possíveis reflexos na manutenção da vida dos acometidos pelo vírus; Discutir acerca dos desafios enfrentados pelo grupo de voluntários e apontar as soluções apresentadas.

 

Palavras-chave: COVID 19; ventiladores mecânicos; projetos de desenvolvimento tecnológico e inovação

 

Banca Examinadora composta pelos Doutores:

 

Julio César Santos da Silva (CEFET/RJ) (Orientador)

Luane da Costa Pinto Lins Fragoso (CEFET/RJ)

Cristiane Rosa Magalhães (CEFET/RJ)

Isabelle Andrade Silveira (UFF/RJ)

 

Local, Data e Horário:

  • NETS - CEFET-N.I.
  • 16 de janeiro de 2022
  • 14h
Fim do conteúdo da página