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Defesa de dissertação - Marcus Vinícius Coutinho Parreiras

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CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA
DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL SISTEMAS PRODUTIVOS


A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos tem a satisfação de convidá-lo para assistir à

 D E F E S A   D E   D I S S E R T A Ç Ã O

COM O TÍTULO:

“MEDIEVAL – MÉTODO DE DESIGN DE INSTRUMENTOS EDUCADORES VIRTUAIS COM ABORDAGEM LÚDICA”

por

Marcus Vinícius Coutinho Parreiras

Resumo

O problema do desenvolvimento local no Brasil está insociavelmente ligado ao problema da educação. Ao passo que os métodos tradicionais de ensino funcionam para alguns, há um grande número de pessoas que saem da escola, ou que decidem cursar o ensino superior ou se especializar. Muitas evidências apontam que um dos principais antagonistas do processo de ensino-aprendizagem e evasão escolar é o desinteresse. Há necessidade de reformular a abordagem educacional em todos os níveis de ensino para incluir mecanismos que atenuem essa situação. Os jogos digitais sérios com fins educativos são fortemente utilizados há muito tempo para este fim, com sucesso comprovado em vários casos. Porém, o design de videogame é uma tarefa interdisciplinar e complexa, e muitas vezes estranha ao desenvolvedor iniciante, sobretudo professores, educadores ou profissionais de capacitação empresariais. Existem métodos científicos para lidar com várias partes do processo de design (como o Endo-GDC para o planejamento ou o MEEGA+ para avaliação), mas não existem muitos métodos que tratam o design do início ao fim, passando por todas as principais etapas e fornecendo ferramentas adequadas com rigor científico e técnico. A falta desse tipo de instrumento costuma gerar jogos que falham em sua tentativa de ensinar ou, pior, jogos que ensinam, mas não divertem, inutilizando suas razões de existência. Essa dissertação desenvolve e demonstra o MEDIEVAL, um método cuja finalidade é guiar e auxiliar o processo de um videogame que funcione nessas duas frentes, desde a concepção do jogo até o teste de sua eficácia. Por fim, um jogo foi desenvolvido usando o supracitado método, a fim de demonstrá-lo e explica-lo na prática. Os resultados para este jogo apontam para o sucesso do mesmo em sua capacidade de ensinar e divertir, e conseguintemente do MEDIEVAL na sua proposta enquanto método, para este caso em particular

Banca Examinadora composta pelos Doutores:
Bauer de Oliveira Bernardes (CEFET/RJ) (Orientador)
Geraldo Bonorino Xexéo (UFRJ) (Coorientador)
Luane da Costa Pinto Lins Fragoso (CEFET/RJ)
Jose Andre Villas Boas Mello (CEFET/RJ)
Taís Silva Pereira (CEFET/RJ)
Julio César Santos da Silva (CEFET/RJ)
Local, Data e Horário:
•    Plataforma Teams (Acesse aqui a Live da Defesa)
•    20 de julho de 2021
•    14h

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