Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Defesas > Defesa Dissertação - Kamilla da Silva Duarte (PPDSP)
Início do conteúdo da página

Defesa Dissertação - Graciane Oliveira Costa (PPDSP)

Última atualização em Quinta, 30 de Março de 2023, 14h26 | Acessos: 794

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO

COORDENADORIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL E SISTEMAS PRODUTIVOS

 

A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos tem a satisfação de convidá-lo para assistir à

 

D E F E S A D E DISSERTAÇÃO

 

COM O TÍTULO:

 

“Crianças/Adolescentes e as Unidades de Acolhimento: Acompanhamento das políticas públicas as demandas deste público específico.”

 

Por

Graciane Oliveira Costa

 

Resumo 

Identifica-se que o acompanhamento das crianças e adolescentes institucionalizadas nas unidades de acolhimento e de seus familiares acaba se materializando de forma deficitária. A rede de serviços exerce um papel fundamental na proteção e cuidado desse público específico, uma vez que por meio da efetivação do acompanhamento será permitido o acesso aos direitos fundamentais, contribuindo assim para alcançar o rompimento dos motivos que desencadearam o acolhimento institucional, frente às diversas expressões da questão social apresentada. Encontramos na maioria dos casos de crianças e adolescentes acolhidas um histórico familiar contendo o uso abusivo de drogas lícitas, como também de drogas ilícitas, que sobremaneira contribui nesse processo de negligência, violência e ineficiência da função protetiva, sendo está ultima não somente por parte da família e sim, também pelos serviços públicos. Essa pesquisa é baseada em uma investigação com abordagem mista, sendo utilizados os métodos qualitativos e quantitativos, através da análise dos dados contidos no 29º Censo da População Infantojuvenil Acolhida no Estado do Rio de Janeiro do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, e a aplicação de um questionário junto aos profissionais inseridos na equipe técnica das unidades de acolhimentos para crianças e adolescentes. Será utilizada a ferramenta de análise do Excel e o Software Statistical Package for the Social Science- SPSS para análise dos dados coletados e variáveis. Almeja-se identificar o andamento do acompanhamento realizado, bem como seus entraves e desafios, para que assim seja possível clarificar a essencialidade da existência da intersetorialidade das demais políticas públicas nesta prestação de serviço.

 

Palavras-chave: Crianças e adolescente; Acolhimento Institucional; Rede Serviços.

 

Banca Examinadora composta pelos Doutores:

Júlio César Santos da Silva (CEFET/RJ) (Orientador)
Cristiane Rosa Magalhães (CEFET/RJ)
Sindely Chahim de Avellar Alchorne (PUC/RJ)

 

Local, Data e Horário: · Plataforma Teams (Acesse aqui a Live da Defesa)

· 17 de abril de 2023

· 9h

Fim do conteúdo da página