Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Defesas > Defesa Dissertação - André Lima Germano (PPDSP)
Início do conteúdo da página

Defesa Dissertação - André Lima Germano (PPDSP)

Última atualização em Quinta, 30 de Março de 2023, 14h20 | Acessos: 688

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO

COORDENADORIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL E SISTEMAS PRODUTIVOS

 

A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos tem a satisfação de convidá-lo para assistir à

 

D E F E S A D E DISSERTAÇÃO

 

COM O TÍTULO:

 

“O AGRAVAMENTO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS NA REGIÃO DA BAIXADA FLUMINENSE PROVOCADAS PELO COVID-19”

 

Por

André Lima Germano

 

Resumo 

A pandemia provocada pelo vírus covid-19, impactou de forma profunda a vida das pessoas do mundo inteiro. E este impacto agravou de forma severa as desigualdades existentes entre as diversos estratos sociais e econômicos da população do planeta. As desigualdades puderam ser sentidas nos diversos aspectos que compõem o cotidiano das pessoas. No quesito saúde, ficou patente que a pandemia atingiu desproporcionalmente os grupos mais vulnerais e marginalizados, que incluíram portadores de doenças crônicas, idosos e pessoas mais pobres, com menos acesso aos serviços de saúde. Esta desigualdade também se manifestou de forma cruel na distribuição de vacinas. Enquanto países do primeiro mundo conseguiram comprar estoques para cobrir toda a sua população com pelo menos 4 doses, outros países mais pobres, não conseguiram ter acesso as vacinas com tanta facilidade. A economia mundial foi sacudida violentamente. Muitos países entraram em recessão econômica, atingindo mais uma vez aqueles que viviam em situação de vulnerabilidade econômica e social. Enquanto empresas de grande porte conseguiram acessar ajuda governamental através de empréstimos subsidiados para manterem suas operações, milhares de pequenos negócios e trabalhadores autônomos, não tiveram o mesmo tratamento. Trabalhadores informais viram suas fontes de renda se esgotarem a medida que a crise de saúde avançava. Muitos países não dispunham de uma rede de proteção social, fazendo com que os trabalhadores sem vínculos empregatícios, ficassem sem nenhuma forma de obter seu sustento. Na contramão de todo este mar de calamidade, encontram-se empresas que conseguiram ter ganhos financeiros absurdos enquanto a população mundial ia de mal a pior. São empresas das áreas de tecnologia de informação e comércio eletrônico, que viram as demandas por seus serviços crescerem exponencialmente, à medida que a população acuada pela pandemia ficava em casa, acessando seus serviços eletrônicos de forma remota. Outro seguimento bastante beneficiado diretamente pena pandemia, foram as indústrias farmacêutica e de biotecnologia, que atraiu investimentos e retornou grande lucros aos seus acionistas.

 

Palavras-chave: Pandemia; Cobertura Vacinal; Agravo da Desigualdade

 

Banca Examinadora composta pelos Doutores:

Júlio César Santos da Silva (CEFET/RJ)(Orientador)
José Diamantino de Almeida Dourado (CEFET/RJ) (Coorientador)
Cristiane Rosa Magalhães (CEFET/RJ)
Luiz Antônio Bastos Camacho (FIOCRUZ/RJ)

 

Local, Data e Horário: 

·  CEFET-N.I.

. 10 de abril de 2023

· 15h

Fim do conteúdo da página