Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Defesas > Defesa Dissertação - Thales Abreu da costa Lima (PPDSP)
Início do conteúdo da página

Defesa Dissertação - Thales Abreu da costa Lima (PPDSP)

Última atualização em Sexta, 10 de Março de 2023, 13h04 | Acessos: 1674

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO

COORDENADORIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL E SISTEMAS PRODUTIVOS

 

A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos tem a satisfação de convidá-lo para assistir à

 

D E F E S A D E DISSERTAÇÃO

 

COM O TÍTULO:

 

“MICROEMPREENDIMENTOS DO SETOR CULTURAL COMO MOTOR PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS E APLICADAS”

 

Por

Thales Abreu da costa Lima

 

Resumo 

A cultura impulsiona o rompimento de barreiras sociais, financeiras e ideológicas, a partir de expressões artísticas ou criativas, por meio da promoção de crenças e valores. Resguardar e manter a história local e agregar valor as suas potencialidades são crucias e devem ser colocadas no centro de debates dos territórios, associada ao universo do desenvolvimento local e regional. Essa conexão pode mitigar problemas econômicos e sociais, ativando o pertencimento da comunidade e ofertando visibilidade aos fazedores de cultura. O presente estudo visa investigar as contribuições de microempreendimentos do ramo da cultura para o desenvolvimento regional. Estes empreendimentos podem ser auxiliadores no equilíbrio econômico local, potencializar os recursos culturais existentes, ofertar acesso a conteúdos educativos para a comunidade, entre outros. Foi realizada a revisão sistemática dividida em duas etapas, primeiro na formação do portfólio bibliográfico e nos resultados extraídos do procedimento, e depois procurou-se analisar a conexão entre desenvolvimento regional com a cultura. Foram utilizadas três bases indexadas, a Web of Science, Scielo e Scopus. Percebeu-se que a ligação do desenvolvimento regional e cultura é pouco discutido em revistas de maior relevância para o debate no mundo, pois a cultura sempre foi observada como um tema a margem da agenda 2030 da ONU.

 

Palavras-chave: Empreendedorismo cultural; Desenvolvimento Regional; Educação empreendedora; Revisão Sistemática de Literatura; Agenda de pesquisa

 

Banca Examinadora composta pelos Doutores:

Herlander Costa Alegre da Gama Afonso (CEFET/RJ) (Orientador)

Wladmir Henriques motta (CEFET/RJ)

Leonardo Figueiredo Costa (UFBA)

Andréa Justino Ribeiro Mello (CEFET/RJ)

 

Local, Data e Horário: · Plataforma Teams (Acesse aqui a Live da Defesa)

· 14 de março de 2023

· 13h

Fim do conteúdo da página