Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Defesas > Defesa Dissertação - Kamilla da Silva Duarte (PPDSP)
Início do conteúdo da página

Defesa Dissertação - Kamilla da Silva Duarte (PPDSP)

Última atualização em Sexta, 10 de Março de 2023, 12h59 | Acessos: 696

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO

COORDENADORIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS PRODUTIVOS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL

 

 

A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Produtivos e Desenvolvimento Regional tem a satisfação de convidá-lo para assistir à

 

DEFESA DE DISSERTAÇÃO

 

COM O TÍTULO:

 

“PERCEPÇÃO DOS GESTORES PÚBLICOS SOBRE A SEGURANÇA ALIMENTAR NO MUNICÍPIO DE NILÓPOLIS: VISÃO ESTRATÉGICA PARA MINIMIZAR O QUADRO DA FOME”

Por

 

Kamilla da Silva Duarte

 

Resumo

A Insegurança Alimentar é um problema que tem ganhado destaque nas conferências e cúpulas mundiais. Ao longo dos anos percebe-se um crescimento no mapa da fome e da insegurança alimentar, acirrados pelas constantes crises mundiais. A perda e o desperdício de alimentos têm sido o estopim para a redução da segurança alimentar no mundo, uma vez que impacta na disposição e aquisição dos alimentos pela população. Durante as duas recentes crises, ocasionadas pela pandemia da Covid-19 e a Guerra da Ucrânia, a produção, distribuição e consumo de alimentos foram diretamente afetados. A taxa de desemprego se elevou e a população com renda mais alta teve seus rendimentos reduzidos, aumentando ainda mais o número de pessoas em situação de insegurança alimentar. Posto isso, propõe-se uma pesquisa de campo para identificar, de forma quantitativa e qualitativa, a percepção dos gestores públicos sobre o grau de insegurança alimentar no município de Nilópolis e, por meio da revisão bibliográfica, oferecer subsídios para que sejam formuladas políticas públicas capazes de minimizar o quadro da fome. São discutidos desafios e oportunidades da Economia Circular para reduzir o desperdício de alimentos e auxiliar na garantia da segurança alimentar. Defende-se uma visão pautada na sustentabilidade como forma de minimizar o quadro da fome, apoiando-se no conceito da Economia Circular, a fim de elaborar uma estrutura de apoio através da formulação de políticas públicas e incentivo ao combate ao desperdício de alimentos, que venham garantir a segurança alimentar da população do município de Nilópolis, uma vez que foi constatado essa necessidade pelos gestores públicos da cidade.

 

Banca Examinadora composta pelos Doutores:

Wladmir Henriques Motta (CEFET/RJ) (Orientador)

José André Villas Boas Mello (CEFET/RJ)

Herlander Costa Alegre da Gama Afonso (CEFET/RJ)

Fábio Almeida Oroski (UFRJ)

 

Local, Data e Horário: · Plataforma Teams (Acesse aqui a Live da Defesa)

· 14 de março de 2023

· 09h

Fim do conteúdo da página