Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Defesas > Defesa de dissertação - Luisa Cavalcanti Santiago Gaspar (PPDSP)
Início do conteúdo da página

Defesa de dissertação - Luisa Cavalcanti Santiago Gaspar (PPDSP)

Última atualização em Quinta, 25 de Novembro de 2021, 16h58 | Acessos: 1864

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO
COORDENADORIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS PRODUTIVOS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL

A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Produtivos e Desenvolvimento Regional tem a satisfação de convidá-lo para assistir à

 

D E F E S A   D E DISSERTAÇÃO

 

COM O TÍTULO:

 

 

“EMPREENDEDORISMO FEMININO – UMA ANÁLISE DAS NARRATIVAS DE CONFEITEIRAS ARTESANAIS DO RIO DE JANEIRO”

Por

 

Luisa Cavalcanti Santiago Gaspar

 

Resumo

 

O empreendedorismo feminino tem atraído cada vez mais atenção nos últimos anos à luz de evidências concretas de sua importância para o crescimento e o desenvolvimento econômico, porque quando uma mulher melhora suas condições, principalmente financeiras, ela investe mais na educação dos filhos, apoia sua comunidade e assiste seus familiares. Essa mulher também contrata outras mulheres que vão reagir a essa melhora da mesma forma, potencializando mais pessoas nessa cadeia. Dentro dessa perspectiva, o presente estudo analisou o processo de criação de empresas por mulheres empreendedoras confeiteiras, tendo como objetivo verificar se elas utilizaram processos decisórios alinhados à lógica do Effectuation e identificar indícios de sua presença. Para tal, foi realizada uma pesquisa de múltiplos casos, do tipo exploratória, com abordagem de análise qualitativa, tendo como principal ferramenta de coleta de dados as entrevistas individuais. Essas entrevistas foram guiadas por um roteiro semiestruturado e se caracterizam pela escuta de narrativas, a partir das quais emergiram histórias de vida. Participaram, ao todo, 16 empreendedoras confeiteiras, que atuam na região metropolitana do Rio de Janeiro. Este estudo trabalhou com categorias teóricas, pautadas na abordagem do Effectuation de Sarasvathy (2001, 2008). Como resultado, verificou-se que as empreendedoras confeiteiras participantes da pesquisa, de maneira geral, tiveram processos decisórios alinhados à lógica do Effectuation, no decorrer da criação de suas empresas.

 

 

Banca Examinadora composta pelos Doutores:

Andréa Ribeiro Justino Mello (CEFET/RJ) (Orientadora)
Chrystyane Gerth Silveira Abreu (CEFET/RJ)
Fernanda Santos Araújo (UFRJ)
Luane da Costa Pinto Lins Fragoso (CEFET/RJ)
José André Villas Boas Mello (CEFET/RJ)

 

Local, data e horário:

  • Plataforma Teams (Acesse aqui a Live da Defesa)
  • 30 de novembro de 2021
  • 14h30
Fim do conteúdo da página