Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Defesas > Defesa Dissertação - Pâmella Thimoteo da Silva (PPDSP)
Início do conteúdo da página

Defesa Dissertação - Pâmella Thimoteo da Silva (PPDSP)

Última atualização em Quarta, 10 de Janeiro de 2024, 14h25 | Acessos: 371

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO

COORDENADORIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL E SISTEMAS PRODUTIVOS

 

A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos tem a satisfação de convidá-lo para assistir à

 

D E F E S A D E DISSERTAÇÃO

 

COM O TÍTULO:

 

“A ERA DA MODERNIDADE LÍQUIDA: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS E A CONSTRUÇÃO DE UM MODELO SOCIAL”

 

Por

Pâmella Thimoteo da Silva

 

Resumo 

Objetivo. Este estudo apresenta de que forma as contribuições teóricas da Modernidade Líquida influenciam na sensação de segurança e utilização da população dos espaços públicos a fim de construir um modelo social. Método. Através de três pesquisas, sendo os métodos utilizados, respectivamente, uma revisão sistemática, uma netnografia e uma pesquisa qualitativa baseada em entrevistas. Resultados. Com base nos resultados obtidos, esta dissertação explana que os assuntos mais abordados nas pesquisas relacionadas à modernidade líquida são as mídias sociais, consumo e o individualismo, a segurança não tem sido abordada, papel que tem sido exercido pelas redes sociais, principalmente em assuntos ligados a divulgação de locais turísticos, assim como no incentivo a conservação do patrimônio cultural destes espaços, o que influencia na percepção de segurança das pessoas, além da influência já sofrida pelos dos elementos de qualidade do espaço público. Conclusões. Diante da modernidade líquida de Bauman, tema cada vez mais presente em diversas discussões da era moderna, os indivíduos estão cada vez mais preocupados com a sua segurança pessoal o que os afasta do convívio social em algumas situações. Contudo, a identidade cultural e o sentimento de pertença à sociedade ainda existem. Apesar das limitações da pesquisa em relação aos estudos selecionados e as bases de dados utilizadas, esta dissertação contribui para a academia e para a sociedade, também identifica algumas lacunas na literatura e fornece sugestões para pesquisas futuras.

 

Palavras-chave: Cidadania; Responsabilidade socioambiental; Seguro.

 

Banca Examinadora composta pelos Doutores:

José André Villas Boas Mello (CEFET/RJ) (Orientador)
Andréa Justino Ribeiro Mello (CEFET/RJ)
Daniel Luciano Gevehr (FACCAT)
Bauer de Oliveira Bernardes (CEFET-RJ) (Suplente)

 

• Plataforma Teams (Acesse
https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3arMw_GDr_NKGnbhIxdaz0wJT2YjBJz7NEPThy1Ha6mlo1%40thread.tacv2/1704296899781?context=%7b%22Tid%22%3a%228eeca404-a47d-4555-a2d4-0f3619041c9c%22%2c%22Oid%22%3a%224ff0c502-6f45-4a2f-91fe-8bd36e3513af%22%7d a Live da Defesa)
• 15 de janeiro de 2024
• 14:00h

 

Fim do conteúdo da página