Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > EDITAL FAPERJ Nº08/2023 - PROGRAMA DE APOIO À EDITORAÇÃO – 2023
Início do conteúdo da página

CAPES divulga resultados da APCN

Última atualização em Quarta, 21 de Junho de 2023, 19h17 | Acessos: 477

Os pedidos de reconsideração devem ser enviados até 06 de julho, exclusivamente pela Plataforma Sucupira. A CAPES publicou nesta quarta-feira, 07, os resultados do primeiro conjunto  da Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN) após a análise do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) – membros da comunidade científica eleitos pelos pares -, realizada de 22 a 26 de maio. A lista pode ser acessada no site da Fundação ou na página do colegiado. Pela Plataforma Sucupira, as instituições de ensino superior e pesquisa têm acesso às fichas de avaliação e podem enviar pedidos de reconsideração até o dia 06 de julho. Os resultados são referentes aos documentos apresentados de acordo com a portaria Nº 150, de 4 de agosto de 2022, e seguindo o calendário definido na Portaria Nº 209, de 18 de outubro de 2022.

O CTC-ES recebeu 1.054 propostas. Aquelas que ainda não foram analisadas pelo colegiado serão avaliadas ao longo do ano, de acordo com o calendário das reuniões. A APCN é a primeira etapa para a criação de um curso de pós-graduação stricto sensu regular. Na avaliação são consideradas a adequação ao desenvolvimento regional e nacional e a importância socioeconômica do curso, além da comprovação de competência e qualificação acadêmica, didática e científica. Outros aspectos observados são a infraestrutura de ensino e pesquisa, o quadro de professores e o acesso a equipamentos de informática atualizados, com internet, base de dados e fontes de informação multimídia.

Para mais informações, clique aqui.

Fim do conteúdo da página