Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Novo departamento definirá políticas e diretrizes para a pós-graduação
Início do conteúdo da página

Na Semana do Meio Ambiente, Uerj faz balanço e intensifica ações de coleta seletiva

Última atualização em Quarta, 21 de Junho de 2023, 19h18 | Acessos: 185

Uma importante iniciativa da Prefeitura dos Campi da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) está sendo intensificada. Na semana em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6) foram apresentados os primeiros resultados da implementação da coleta seletiva solidária no campus Maracanã e apresentadas reflexões sobre a necessidade de participação de toda a comunidade acadêmica no processo. A coleta seletiva está sempre a cargo de uma cooperativa, em regime de rodízio e a prefeitura dos Campi já prepara um novo processo para a Uerj firmar outras parcerias. Os setores da Universidade interessados em participar devem separar seus resíduos entre recicláveis e não recicláveis, usando sacos transparentes específicos fornecidos pela Divisão de Serviços Auxiliares (Disau). Além do Maracanã, outros campi da Uerj contam com mecanismos de aproveitamento do lixo, por meio de projetos de extensão. É o caso da Faculdade de Tecnologia em Resende, com o Projeto Síntese, criado em 2018. Já no Instituto Politécnico (IPRJ), em Nova Friburgo, o Ecoponto, ativo desde 2019, estimula o descarte consciente de resíduos sólidos urbanos, pilhas, baterias, pneus, lâmpadas, entre outros. O Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe) também trabalha na coleta seletiva de lixo, especialmente de materiais contaminantes. O Brasil produz mais de 82 milhões de toneladas de lixo a cada ano e recicla apenas em torno de 2% disso. Os dados são do Plano Nacional de Resíduos Sólidos e alertam para a urgência da promoção de políticas verdes mais efetivas.

A solicitação para recolhimento de grande porte deverá ser feita pelos e-mails O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Fim do conteúdo da página