Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Defesas > Defesa de Dissertação de Vanessa Costa de Oliveira
Início do conteúdo da página

Defesa de Dissertação de Vanessa Costa de Oliveira

Acessos: 196

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA 
DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO
COORDENADORIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL E SISTEMAS PRODUTIVOS 

A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos  tem a satisfação de convidá-lo para assistir à

 

D E F E S A   D E DISSERTAÇÃO

 

COM O TÍTULO:

 

 

“BANCOS COMUNITÁRIOS DE DESENVOLVIMENTO
UMA PROPOSTA DE MODELAGEM DAS RELAÇÕES DE REDE SOB UMA ABORDAGEM HOLISTICA SOCIOLÓGICA”

Por

 

Vanessa Costa de Oliveira

 

Resumo

 

O Banco Comunitário de Desenvolvimento (BCDs) proveniente da Economia Solidária é uma ferramenta que, em rede, pode contribuir com o desenvolvimento local. Esta dissertação investigou os fatores de criticidade inerentes às relações de rede dos BCDs, sob a luz de uma abordagem sociológica, como subsídios para novas interações e agendas de políticas públicas locais. Para tal, a metodologia utilizada foi dividida em três fases: a primeira é uma investigação exploratória, a fim de identificar e acumular conhecimentos sobre a temática. Em seguida, foi realizada uma pesquisa explicativa para compreender o objetivo e entender quais são os fatores críticos que contribuem na dinâmica dos BCDs do Rio de Janeiro, através das interações de rede. Na última fase foi realizada uma pesquisa metodológica, com o método Analytic Hierarchy Process (AHP), no qual foi utilizado como modelagem na investigação científica. Os fatores críticos levantados na literatura e na pesquisa de campo foram tratados dentro de três importantes dimensões a Econômico-Financeira, Social e Inovação, assim como seus nove fatores identificados que apresentaram grau de importância dentro dos BCDs e interações de rede. Os resultados das parcerias dos BCDs e as interações de rede mostram que a dimensão econômico-financeira e os fatores de criticidade mais impactados por essa dinâmica são o pertencimento, microcrédito e, por último, a empregabilidade.

Palavras-chave: Banco Comunitário de Desenvolvimento; Economia Solidária; Analytic Hierarchy Process (AHP); parcerias; sociológica; desenvolvimento local.

.

 

Banca Examinadora composta pelos Doutores:

Herlander Costa Alegre da Gama Afonso (CEFET/RJ) (Orientador)

Augusto da Cunha Reis (CEFET/RJ)

Bruno Ribeiro Chapadeiro (UFF/RJ)

Márcia Cristina Cova (UFRRJ/N.I.)

 

 

Local, data e horário:

 • Plataforma Teams (Acesse
https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_NTg5ZTAyZTctZGE1NC00NWMzLTgyOTQtYjI1M2IxY2U0ZThm%40thread.v2/0?context=%7b%22Tid%22%3a%228eeca404-a47d-4555-a2d4-0f3619041c9c%22%2c%22Oid%22%3a%22a569f06f-fede-43e7-931f-8aa3239013a2%22%7d a Live da Defesa)
• 21 de dezembro de 2023
• 14:00h

 

Fim do conteúdo da página