Defesa de Dissertação de Idoneu Mitrano Lima Junior
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA
DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO
COORDENADORIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL E SISTEMAS PRODUTIVOS
A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos tem a satisfação de convidá-lo para assistir à
D E F E S A D E DISSERTAÇÃO
COM O TÍTULO:
“CADEIA DE SUPRIMENTOS, TURISMO E REDES DE NEGÓCIOS: ANÁLISE DE CERVEJARIAS ARTESANAIS NO RIO DE JANEIRO ”
Por
Idoneu Mitrano Lima Junior
Resumo
O presente estudo teve como propósito caracterizar a estrutura do mercado sob o viés de cadeias de suprimentos, turismo e redes de negócios, adotando como eixo temático as cervejarias artesanais localizadas no Rio de Janeiro. O tema central foi desenvolvido em três capítulos, cada um deles com a estrutura de um artigo. Deste modo, foram considerados os seguintes objetivos, respectivamente: 1) conduzir uma revisão sistemática de literatura – RSL e meta-análise sobre a gestão de riscos nas cadeias de suprimentos cervejeiras no período da pandemia do novo coronavírus; 2) discutir as oportunidades do setor através do turismo gastronômico no formato de rotas da cerveja (beer routes) e, 3) analisar a força das redes de negócios, chamadas confrarias, no desenvolvimento de fornecedores de insumos para pequenos e médios produtores de cervejas artesanais. Para tanto, foram utilizadas como metodologias: a recomendação PRISMA, a partir de pesquisas eletrônicas nas bases Web of Science, Scopus e SciELO, no Capítulo 1. Em seguida, no Capítulo 2, uma análise espacial dos empreendimentos que compõem a Rota Cervejeira do Rio de Janeiro, por meio de software de geoprocessamento (ArcGIS); e, por fim, no Capítulo 3, um estudo de caso único em um dos principais membros da Confraria de Cervejeiros da Baixada (CONCEBA), a cervejaria The Doctor’s. Os principais resultados obtidos apontam que: 1) os artigos analisados apresentaram modelos para mitigação de riscos, com diferentes abordagens. Entretanto, há escassez de estudos específicos sobre o setor cervejeiro; 2) as análises identificaram potencial de expansão da Rota da Cerveja do Rio de Janeiro para outras regiões adjacentes, em um raio de até 25 Km; e 3) as confrarias proporcionam a troca de conhecimentos entre os membros, além do desenvolvimento dos fornecedores que, frequentemente, assumem papel de estímulo à inovação. As limitações desta pesquisa são, também, oportunidades para as pesquisas futuras, que incluem, a baixa amostragem. Outros pesquisadores devem ter cautela na generalização dos resultados apresentados.
Palavras-chave: Cerveja artesanal. Pequenas e médias empresas (PME). PRISMA. Rota da Cerveja. Redes empresariais.
Banca Examinadora composta pelos Doutores:
Alba Regina Pereira Rodrigues (CEFET/RJ) (Orientador)
Marta Lucia Azevedo Ferreira (CEFET/RJ)
Breno Pereira de Paula (CEFET/RJ)
José André Villas Boas Mello (CEFET/RJ)
Local, data e horário:
- Plataforma Teams (Acesse https://teams.microsoft.com/l/team/19%3ac9qA695VXmrAnME4tH1rBj5VvHtF6cWI7_Ya3PgikCA1%40thread.tacv2/conversations?groupId=1d1464fa-9a19-42bc-a757-f28078318eeb&tenantId=8eeca404-a47d-4555-a2d4-0f3619041c9c a Live da Defesa)
- 15 de dezembro de 2023
- 15:00h
Redes Sociais