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Relatório de Autoavaliação 2021-2024

Última atualização em Terça, 01 de Abril de 2025, 11h34 | Acessos: 127
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O Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais (PPRER) torna público o seu Relatório de Autoavaliação referente ao quadriênio 2021-2024.

A autoavaliação é um conjunto de procedimentos sistemáticos e contínuos de avaliação da qualidade e do desempenho de um curso, programa ou instituição. Esse tipo de ação tem sido cada vez mais estimulada pela CAPES, que entende a autoavaliação enquanto um momento, cercado de protocolos que lhe são próprios e com conjunto amplo de informações relevantes, para que a comunidade acadêmica compreenda e avalie as especificidades da formação e da produção intelectual gerada por um curso de mestrado e/ou doutorado.

Ao longo do quadriênio 2021-2024, a metodologia de autoavaliação do PPRER ocorreu de forma contínua no formato de Seminários de Autoavaliação, planejados pela coordenação do programa e pela comissão permanente de autoavaliação, com aprovação do colegiado. Esses seminários contaram com a participação de docentes, egressos, estudantes, técnicos administrativos e sociedade em geral. No ano de 2024, realizou-se uma reunião geral de autoavaliação, com a presença de consultores externos ao PPRER.

A coleta de dados que subsidiou o processo de autoavaliação do PPRER envolveu instrumentos de pesquisa constantes no Plano de Autoavaliação do programa, tais como questionários aplicados a docentes, discentes e egressos. Para avaliar as dimensões de ensino e aprendizagem, as métricas de produção do conhecimento e as formas de inserção regional, nacional e internacional do programa, também foi feito o estudo individualizado dos currículos Lattes, além terem sido consultados dados do SIE (Sistema de Informações Acadêmica do Cefet/RJ), da Plataforma Sucupira e da Plataforma Stella Experta.

Convidamos toda comunidade a conhecer o nosso Relatório de Autoavaliação na página do PPRER  (basta clicar aqui) e agradecemos a todas as pessoas que participaram desse processo coletivo de autoavaliação do nosso programa.

 

 

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