Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Estudante do PPRER destaca-se em premiações de festivais de cinema
Início do conteúdo da página

Estudante do PPRER destaca-se em premiações de festivais de cinema

Última atualização em Sexta, 21 de Março de 2025, 12h46 | Acessos: 202
imagem sem descrição.

Marcos Vinícius Firmino Pereira, de 36 anos, é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais (PPRER) e cria de Vigário Geral, atualmente residindo no Morro da Providência, na região da Pequena África, no Rio de Janeiro. Recentemente, ele foi reconhecido com dois importantes prêmios internacionais em 2025 por sua estreia na direção cinematográfica: "The Best First-Time Director", no Milan Gold Awards, e "Best Student Film", no New York Movie Awards. Esses prêmios foram concedidos pelo curta-metragem "Legado Cinza" (2024), uma produção desenvolvida pela escola de cinema ABC Cinema em parceria com a Rio Filmes. Essa colaboração tem como objetivo capacitar novos profissionais para a indústria cinematográfica brasileira.

Firmino ingressou na escola de cinema por meio de um programa de bolsas de inclusão social da Rio Filmes, que oferece apoio para a formação profissional no crescente mercado audiovisual do Rio de Janeiro. Além dos prêmios de 2025, "Legado Cinza" também foi premiado em 2024 no Golden Lion International Film Festival, nas categorias de "The Best Direction" e "The Best Experimental Film", além de receber o "Audience Choice Winners" no Festival Lift-Off Session e uma menção honrosa no Athens International Monthly Art Film Festival. O curta ainda foi selecionado para diversos festivais internacionais em 2024, como o East Village New York Film Festival, o PNN Academy Comedy Film Festival, o Goiânia Film Festival e o Los Angeles Movie and Music Video Awards. Anteriormente, em 2022, Firmino já havia conquistado o 2º lugar como melhor projeto de roteiro no 32º Festival Internacional Curta Cinema do Rio de Janeiro com o roteiro do curta "Rio Negro e Solimões".

Essas conquistas estão alinhadas ao desenvolvimento de sua pesquisa de mestrado no PPRER, intitulada "Corpo Confluente - Por uma Pedagogia Teatral Afrocentrada". Seu trabalho converge para a valorização da arte, cultura, arte-educação e saberes africanos e afro-brasileiros, buscando criar novas possibilidades para o fazer e o ensinar da arte e da cultura afro-brasileira. Através de sua trajetória, Firmino demonstra um compromisso profundo com a representação e o fortalecimento das identidades e expressões culturais afrocentradas no cenário artístico e educacional.

O PPRER parabeniza seu estudante pelas premiações e pelo reconhecimento de sua atuação no campo do audiovisual, das artes e da cultura.

Fim do conteúdo da página