Informes sobre pré-matrícula para os/as classificados/as no Processo Seletivo Discente 2024
Para efetivação da matrícula e inserção dos dados no Sistema Acadêmico, a SECPG solicita os documentos da lista abaixo, que deverão ser enviados para o e-mail da secretaria do PPRER (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.):
a) Retrato 3x4 em formato digital;
b) Cédula de identidade e/com CPF AUTENTICADOS conforme instruções abaixo nas OBS1 e OBS2;
c) Comprovante de residência atual e nominal (água, luz ou telefone);
d) Diploma de graduação ou declaração de conclusão do curso com data de colação de grau AUTENTICADOS conforme instruções abaixo nas OBS1 e OBS2;
e) Histórico escolar do curso de graduação;
f) Título de eleitor e comprovante de quitação eleitoral;
g) Certificado de reservista ou certificado de dispensa de incorporação (para indivíduos do sexo masculino);
h) Termo de Aceitação e Compromisso, declarando-se ciente do Regulamento e das normas para funcionamento dos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu do CEFET/RJ. O Termo de Aceitação e Compromisso deverá ser preenchido e assinado digitalmente. Não será aceito documento preenchido e assinado a mão. Quem não possuir assinatura digital, poderá providenciar no SOUGOV ou ICPEDU (https://pessoal.icpedu.rnp.br/home). A assinatura digital precisa ser emitida por órgãos do governo;
i) Registro Nacional de Estrangeiros (RNE) para a matrícula de estrangeiros/as.
j) O/A candidato/a autodeclarado/a indígena deve apresentar cópia do Registro Administrativo de Nascimento de Indígenas (RANI) ou declaração de pertencimento emitida pelo grupo indígena, assinado pela liderança local.
Os documentos deverão ser enviados até o dia 11/09/2024 (4ª feira), em um único pdf para o e-mail da secretaria do PPRER (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.), obedecendo a ordem apresentada acima.
Sobre a reunião com a coordenação do PPRER, prevista no edital do processo seletivo: A Coordenação do PPRER entrará em contato oportunamente por e-mail, informando o dia, horário e formato dessa reunião. Pede-se então, por favor, que os/as candidatos/as classificados/as fiquem atentos/as ao e-mail. Em função da mudança do calendário acadêmico, decorrente dos efeitos da recente greve nas instituições federais de ensino, as aulas do próximo trimestre letivo (2024.3) começarão somente em 21/10/2024. Porém, a Coordenação do PPRER explicará todos esses detalhes oportunamente.
OBS1: O/A Sr./Sra. poderá apresentar a IDENTIDADE, o CPF e o Diploma de Graduação na SECPG - Av Maracanã 229 Maracanã - BLOCO E - 5º andar do CEFET/RJ no horário entre 8h e 11h30min na 3a-feira (10/09/2024) e na 4a-feira (11/09/2024) para que seja dado o confere com o original. O/A Sr./Sra. deverá trazer os documentos originais e as cópias, pois não temos como tirar cópias dos documentos na SECPG. Após esse confere com o original, o/a Sr./Sra. deverá escanear essas folhas conferidas e enviar para o e-mail da secretaria do PPRER (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.).
OBS2: Caso o/a Sr./Sra. opte em não comparecer à SECPG para que seja dado o confere com o original na IDENTIDADE, no CPF e no Diploma de Graduação, tem também a opção de AUTENTICAR DIGITALMENTE a IDENTIDADE, o CPF e o Diploma de Graduação. Os documentos deverão ser autenticados em cartório. Para autenticar documentos digitais é preciso que o(a) sr(a) o procure um Tabelionato de Notas e envie o documento por e-mail (caso o original seja digital). Se o documento a ser autenticado for impresso, deve-se levá-lo ao cartório para que seja digitalizado e autenticado. Realizada a autenticação notarial, a plataforma gera um registro com os dados do responsável pela autenticação, data e hora de sua assinatura e código de verificação. O/A Sr./Sra. receberá do responsável pela autenticação um arquivo PDF assinado digitalmente pelo cartório. Toda essa operação é assegurada pela tecnologia Blockchain. Não serão aceitos documentos com selos ou carimbos de autenticação digitalizados escaneados. A documentação deverá ser enviada para o e-mail da secretaria do PPRER (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.).
Caso tenham dúvidas sobre as orientações acima, por favor, contatem a Secretaria do PPRER pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..
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