Egressa do PPRER lança livro “Que maluquice é essa? Escrevivência Preta Cênica: Corpo[ORAL]mente Mulheres Negras, Saúde Mental no Teatro das Oprimidas”

Cláudia Simone dos Santos Oliveira, egressa do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais (PPRER), acaba de lançar seu livro intitulado “Que maluquice é essa? Escrevivência Preta Cênica: Corpo[ORAL]mente Mulheres Negras, Saúde Mental no Teatro das Oprimidas” pela Revista/Editora Philos, com pinturas/ilustrações de Manuela Navas. O livro é baseado em sua dissertação de mestrado homônima, defendida no PPRER em 2021 sob a orientação da professora Elisângela de Jesus Santos e a coorientação da professora Talita de Oliveira.
“Escrevivência preta cênica” é fruto do trabalho de Cláudia Simone como atriz, performer e pesquisadora do Teatro do Oprimido e do Teatro das Oprimidas. O livro investiga como a abordagem estética das violências psicológicas provocadas pelo racismo cotidiano e a ocupação do espaço cênico podem colaborar com o autocuidado e o empoderamento das mulheres negras. A obra objetiva também, a partir do Teatro das Oprimidas, fortalecer o feminismo antimanicomial e antirracista, dar visibilidade às práticas estéticas de ocupação das Artes Cênicas por Cor/pas negras e tomá-las como direito. O livro interliga importantes saberes que compõem o texto-sujeita de sua autora: saúde mental, relações étnico-raciais e artes cênicas; dialogando, prioritariamente, com pensadoras/es negras/os, que são referência na luta antirracista.
A pré-venda se estenderá até o final do mês de junho de 2024. Outras informações podem ser acessadas na página da Revista Philos.
Redes Sociais