Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > PPRER recepciona novo pesquisador de pós-doutorado, fruto do Edital PDPG/CAPES nº 16/2022
Início do conteúdo da página

PPRER recepciona novo pesquisador de pós-doutorado, fruto do Edital PDPG/CAPES nº 16/2022

Última atualização em Segunda, 27 de Novembro de 2023, 16h00 | Acessos: 640
imagem sem descrição.
O Programa de Pós-graduação em Relações Étnico-Raciais (PPRER) tem a alegria de receber, a partir de dezembro/2023, o pesquisador Vinicius Ferreira Natal, que realizará estágio de pós-doutorado com bolsa proveniente do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) - Pós-Doutorado Estratégico (Edital 16/2022 - CAPES). Vinicius Natal foi aprovado no processo seletivo (Edital PPRER/Cefet/RJ nº 02/2022) com o projeto de pesquisa intitulado "Memória das Matrizes do Samba do Rio de Janeiro: a política de patrimônio imaterial pela voz dos sambistas negros".
 
Vinícius Natal é sambista, graduado em História pela UFF, mestre e doutor em Antropologia pela UFRJ. Já atuou como diretor de pesquisa do Museu do Samba, diretor cultural do G.R.E.S. Unidos de Vila Isabel e Coordenador de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do município do Rio de Janeiro. É autor de livros e artigos sobre o samba carioca e suas diferentes modalidades. Atualmente, também é pesquisador do G.R.E.S. Unidos de Vila Isabel.
 
Ao longo da realização do estágio de pós-doutorado junto ao PPRER, Vinicius Natal terá suas atividades de pesquisa e docência supervisionadas pelo Professor Dyego de Oliveira Arruda, docente do quadro permanente do Programa desde 2017.
 
Vale rememorar que o pós-doutorando Vinicius Natal se somará ao também pós-doutorando Humberto Manoel de Santana Junior. As bolsas de pesquisa de ambos foram decorrentes do Edital nº 16/2022, da CAPES, no qual o PPRER concorreu e foi contemplado com 2 bolsas de pós-doutorado. O projeto submetido pela coordenação do PPRER a esse edital foi um dos 39 contemplados no Estado do Rio de Janeiro. No âmbito da pós-graduação do Cefet/RJ, somente 2 programas tiveram projetos aprovados no edital em questão.
 
Toda a comunidade do PPRER dá as boas-vindas ao pós-doutorando Vinicius Natal, na expectativa de que sejam potentes as trocas e experiências que o pesquisador terá junto ao Programa.
Fim do conteúdo da página