Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Professor do PPRER participa de conferências e reuniões na Colômbia
Início do conteúdo da página

Professor do PPRER participa de conferências e reuniões na Colômbia

Última atualização em Quarta, 07 de Junho de 2023, 19h08 | Acessos: 522

O professor Patrício Sousa, docente do Programa de Pós-graduação em Relações Étnico-Raciais (PPRER), participou, durante o mês de maio de 2023, de conferências e reuniões na Colômbia. No dia 26 de maio, o professor realizou uma primeira conferência a convite do Coletivo de Estudantes Afrodescendentes da Universidade Nacional da Colômbia, sede Bogotá. Na oportunidade, o professor apresentou o conceito de paisagens racializadas e suas conexões com as políticas espaciais de memória. Em sua exposição, o professor também abordou exemplos de paisagens racializadas brasileiras baseados em suas pesquisas e de outras professoras do PPRER. Ao final do debate, em que os estudantes destacaram as semelhanças e distinções entre a dinâmica das relações raciais no Brasil e na Colômbia, o professor apresentou a estrutura do Mestrado em Relações Étnico-Raciais do Cefet/RJ e o edital de seleção do curso, que reserva vagas específicas para estrangeiros.

Durante esta semana, o professor realizou outra exposição na capital colombiana. No dia 30 de maio, o professor Patrício foi um dos expositores da Jornada de Estudos “Museologia y comunidades desde las periferias”. No evento, organizado pelo Instituto Colombiano de Antropologia e História, pelo Instituto Francês de Estudos Andinos, pelo Museu Nacional da Colômbia e pela Embaixada Francesa na Colômbia, o professor fez a exposição da pesquisa intitulada “La ciudad, la memoria y la fiesta: museografías, paisajes patrimoniales y la fiesta de coronación de reyes negros en Ouro Preto”. Na ocasião, pesquisadores de países como Bolívia, Colômbia, França e Peru também apresentaram suas pesquisas no campo da museologia comunitária e debateram suas experiências de ação e pesquisa na América Latina e na Europa.

Ainda nesta semana, o professor teve uma reunião agendada com a coordenação do Mestrado em Estudos Afrocolombianos da Pontifícia Universidade Javeriana, ocasião em que foram discutidas possibilidades de aproximação deste programa de pós-graduação com o PPRER. Esse conjunto de ações, que ainda envolverá a visita a outras universidades colombianas e a participação em outros eventos acadêmicos, faz parte das atividades do estágio de pós-doutorado do professor Patrício, que desenvolve entre março de 2023 e março de 2024 pesquisas e ações vinculadas ao Grupo de Estudos Afrocolombianos do Centro de Estudos Sociais da Universidade Nacional da Colômbia.

Fim do conteúdo da página