PPRER alcança nota 4 na avaliação quadrienal da CAPES (2017-2020)

O Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais (PPRER) alcançou a nota 4 na avaliação quadrienal da CAPES (2017-2020). Os resultados preliminares da avaliação quadrienal foram inicialmente divulgados apenas aos coordenadores dos programas de pós-graduação do país. Após a publicação do Ofício Circular 51/2022-DAV/CAPES, que trata sobre o acordo entre CAPES e Ministério Público homologado pela Justiça Federal, tornaram-se públicos os resultados obtidos pelos programas. Após duas avaliações em que se manteve com o conceito 3, o PPRER, ao atingir a nota 4, dá um importante passo para sua efetiva consolidação e seu crescimento no cenário da pós-graduação brasileira.
A ficha de avaliação com o parecer da comissão de área destaca a excelência do planejamento estratégico do programa, por meio do estabelecimento de metas de curto, médio e longo prazos, bem como do trabalho desempenhado por suas nove comissões permanentes. O parecer também elogia o engajamento do PPRER, a partir 2019, no processo sistemático de autoavaliação, o qual permite a busca de soluções para as fragilidades identificadas. No quesito "Formação", o parecer destaca o caráter interdisciplinar das dissertações e o esforço do programa em criar estratégias para melhorar os índices de publicações de discentes e egressos. Também foi dado destaque à adoção de cotas étnico-raciais nos processos seletivos discentes e ao trabalho da comissão de acompanhamento de egressos, a qual identificou que 71,73% dos concluintes são autodeclarados negros, subvertendo a lógica de egressos na pós-graduação no país. Em relação ao quesito "Impacto na Sociedade", o parecer elogia os aspectos de inovação, impacto e complexidade dos trabalhos destacados, assim como a articulação entre ações de ensino, pesquisa e extensão por meio da realização de eventos. O parecer ressaltou a excelência da qualidade dos dados apresentados pela coordenação do PPRER, disponibilizados na Plataforma Sucupira com clareza e organização, o que demonstra dedicação, zelo e compromisso para que as informações apresentadas resultassem na boa avaliação do curso.
O avaliação da quadrienal 2017-2020 também sinaliza aspectos sobre os quais docentes, discentes, egressos e corpo técnico-administrativo deverão se debruçar em busca de melhorias no atual quadriênio, dentre os quais se destacam: a qualidade da produção intelectual de discentes e egressos; os indicadores de produtividade docente; o processo de internacionalização do programa. Os apontamentos feitos na ficha de avaliação serão discutidos no Seminário de Autoavaliação do PPRER 2022, agendado para 26 de setembro de 2022.
O PPRER parabeniza e agradece a todos os docentes, discentes, egressos, técnico-administrativos, gestores e demais parceiros que atuaram no quadriênio 2017-2020 - apesar de todas as dificuldades - para alcançarmos a nota 4 na avaliação da CAPES.
Redes Sociais