Docente do PPRER participa de projeto na Universidade de Witwatersrand, em Joanesburg, África do Sul
De 06 a 20 de abril de 2022, o professor Renan Ribeiro Moutinho, docente do PPRER, da unidade Petrópolis, vinculado ao NEABI/CEFET-RJ e líder do GPEMUDA/CNPq (Grupo de Pesquisa em Musicalidades da Diáspora Africana) realizará a viagem de estudo “sound praxis” a Joanesburgo, África do Sul. Este convite é afiliado ao projeto Arts Research Africa (ARA) na Wits School of Arts da Universidade de Witwatersrand, Joanesburg, sob a supervisão de Dr. Brett Pyper.
A ARA organiza uma gama de atividades destinadas a estimular o diálogo, a prática e a possibilidade de pesquisar e inspirar o engajamento coletivo em torno da questão da prática e/ou pesquisa na África e além.
O docente lidera, conjuntamente com o Prof. Dr. Pedro Mendonça do Colégio Pedro II, uma equipe de 7 pesquisadores, em sua maioria negros e negras, e/ou moradores do bairro Complexo do Alemão, que serão financiados por bolsas integrais do Instituto Nacional de Humanidades e Sciences (NIHSS) da África do Sul. O objetivo é estabelecer um novo cluster de pesquisa do think tank SA-BRICS.
A equipe que também conta com Caroline Lucena (PROPED-UERJ/SME-RJ), Lucas Assis e Juliana Freire (GPEMUDA/UNIRIO), Nyl MC e DJ Pirigo (Leopoldina Hip Hop / Resistência Cultural) tem como foco específico discutir as potencialidades que as musicalidades da Diáspora Africana, e expressões afins, oferecem como possibilidades para colocar em primeiro plano as cosmologias, as artes, a cultura e o patrimônio como produção de conhecimento.
Durante a sua visita, os pesquisadores sul-africanos, em especial o professor Brett Pyper, professor Associado da Wits University, organizarão várias discussões, aulas, apresentações, estudos e passeios com membros dos coletivos musicais que já foram apresentados de forma on-line ao coletivo brasileiro. Os resultados da viagem serão publicizados no formato de co-publicações, produções e painéis nacionais e internacionais.
Redes Sociais