Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Docente do PPRER participa de projeto na Universidade de Witwatersrand, em Joanesburg, África do Sul
Início do conteúdo da página

Docente do PPRER participa de projeto na Universidade de Witwatersrand, em Joanesburg, África do Sul

Última atualização em Quarta, 30 de Março de 2022, 13h14 | Acessos: 504

De 06 a 20 de abril de 2022, o professor Renan Ribeiro Moutinho, docente do PPRER, da unidade Petrópolis, vinculado ao NEABI/CEFET-RJ e líder do GPEMUDA/CNPq (Grupo de Pesquisa em Musicalidades da Diáspora Africana) realizará a viagem de estudo “sound praxis” a Joanesburgo, África do Sul. Este convite é afiliado ao projeto Arts Research Africa (ARA) na Wits School of Arts da Universidade de Witwatersrand, Joanesburg, sob a supervisão de Dr. Brett Pyper.

A ARA organiza uma gama de atividades destinadas a estimular o diálogo, a prática e a possibilidade de pesquisar e inspirar o engajamento coletivo em torno da questão da prática e/ou pesquisa na África e além.

O docente lidera, conjuntamente com o Prof. Dr. Pedro Mendonça do Colégio Pedro II, uma equipe de 7 pesquisadores, em sua maioria negros e negras, e/ou moradores do bairro Complexo do Alemão, que serão financiados por bolsas integrais do Instituto Nacional de Humanidades e Sciences (NIHSS) da África do Sul. O objetivo é estabelecer um novo cluster de pesquisa do think tank SA-BRICS.

A equipe que também conta com Caroline Lucena (PROPED-UERJ/SME-RJ), Lucas Assis e Juliana Freire (GPEMUDA/UNIRIO), Nyl MC e DJ Pirigo (Leopoldina Hip Hop / Resistência Cultural) tem como foco específico discutir as potencialidades que as musicalidades da Diáspora Africana, e expressões afins, oferecem como possibilidades para colocar em primeiro plano as cosmologias, as artes, a cultura e o patrimônio como produção de conhecimento.

Durante a sua visita, os pesquisadores sul-africanos, em especial o professor Brett Pyper, professor Associado da Wits University, organizarão várias discussões, aulas, apresentações, estudos e passeios com membros dos coletivos musicais que já foram apresentados de forma on-line ao coletivo brasileiro. Os resultados da viagem serão publicizados no formato de co-publicações, produções e painéis nacionais e internacionais.

Fim do conteúdo da página