PPRER marca presença no Festival Paixão de Ler 2021

A 29ª edição do Festival Paixão de Ler, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, teve como tema “Literatura infanto-juvenil negra e narrativas antirracistas” e contou com mesas de debates, oficinas, recitais literários, exposições, encontro com autores, entre outras atrações. O Festival Paixão de Ler teve estreia na Bienal Internacional do Livro e, em seguida, aconteceu no Museu da História e Cultura Afro-Brasileira (Muhcab) e em outros 16 equipamentos culturais. A curadoria do Festival foi de Sinara Rúbia Ferreira, estudante do PPRER.
No dia 17 de dezembro de 2021, aconteceu a mesa “Letramentos e literatura infanto-juvenil negra: perspectivas do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais”, com a participação da professora Talita de Oliveira e dos egressos Yago Eloi e Carolina Netto. A mediação foi feita por Sonia Rosa, autora homenageada do Festival e egressa do PPRER.
No dia 18, a egressa Carolina Marinho participou da mesa “Letramentos e infância negra” e o professor Roberto Borges participou da mesa “Narrativas dominantes na construção das identidades: o papel da literatura infanto-juvenil negra”.
O PPRER tem contribuído para os estudos dos letramentos, na interface com o campo interdisciplinar das relações étnico-raciais, tendo em vista a quantidade significativa de dissertações defendidas e publicações que versam sobre letramento racial, letramento racial crítico, letramentos de reexistência e temáticas correlatas. Nesse sentido, agradecemos à Secretaria Municipal de Cultura pelo convite para participação do Festival Paixão de Ler e nos colocamos à disposição para parcerias e eventos futuros.
Redes Sociais