Professora do PPRER fará aula inaugural do PPGEDUCIMAT/UFRRJ

A professora Luciana Espíndola será a palestrante da aula inaugural do ano de 2025 do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEDUCIMAT), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). O título da aula será "Relações étnico-raciais na educação científica: aspectos gerais", em diálogo com o interesse do PPG na temática "letramento racial e educação científica". A aula ocorrerá no modo presencial, na próxima sexta-feira, dia 14 de março 2025, às 10h, no auditório Paulo Freire localizado no campus Seropédica da UFRRJ.
A partir de autores que discutem a necessidade de se pensar em perspectivas antirracistas na educação científica e na pesquisa nesse campo do conhecimento (VERRANGIA, 2010; BATISTA, 2018; GALIETA, 2025; PINHEIRO e ROSA, 2018), a aula da professora Luciana Espíndola discutirá como é imprescindível ao ensino de Ciências da Natureza que se reconheça enquanto mantenedor do racismo. É fundamental que as pesquisas em Educação em Ciências estejam atentas às demandas da educação antirracista. Essa percepção, mais que necessária, possibilita a desconstrução da visão das ciências da natureza enquanto produção de conhecimento neutro (BATISTA, 2018).
Referências Citadas:
BATISTA, L. L. História da ciência como aliada na reeducação das relações étnico-raciais. Revista África e Africanidades – Ano XI – nº 28, out. 2018.
GALIETA, T. Letramentos: para um ensino de Ciências crítico e antirracista. São Paulo: Livraria da Física , 2025. 172p.
PINHEIRO, B.C.; ROSA, K. (Orgs.) Descolonizando saberes: a lei 10.639/2003 no ensino de ciências. São Paulo: Livraria da Física , 2018. 174p.
VERRANGIA, D.; SILVA, P. B. G. Cidadania, relações étnico-raciais e educação: desafios e potencialidades do ensino de ciências. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n.3, p. 705-718, set./dez. 2010
Redes Sociais