Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Defesas > Narrativas de estudantes quilombolas amazônicos/as do Instituto Federal do Pará (IFPA) – Campus Óbidos: identidades em trânsito e resistência
Início do conteúdo da página

Narrativas de estudantes quilombolas amazônicos/as do Instituto Federal do Pará (IFPA) – Campus Óbidos: identidades em trânsito e resistência

Última atualização em Segunda, 08 de Dezembro de 2025, 21h05 | Acessos: 258

A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais tem a satisfação de convidá-lo para assistir à

DEFESA DE DISSERTAÇÃO

COM O TÍTULO

“Narrativas de estudantes quilombolas amazônicos/as do Instituto Federal do Pará (IFPA) – Campus Óbidos: identidades em trânsito e resistência”

Por: Azenclever Bruno dos Santos

 

Resumo:

A dissertação analisa as narrativas de vida de estudantes quilombolas amazônicos/as que ingressam no Instituto Federal do Pará (IFPA) – Campus Óbidos, buscando compreender como constroem e atualizam suas identidades de raça, gênero, sexualidade e pertencimento territorial. A pesquisa considera o entrelaçamento entre trajetórias individuais, experiências comunitárias e práticas escolares em uma região marcada por desigualdades históricas, invisibilização de povos tradicionais e heranças coloniais que ainda estruturam a educação amazônica. A partir da metodologia das narrativas e do grupo de conversa, acionada como ferramenta epistemológica e política, o estudo evidencia como esses/as jovens performam resistência frente a processos de silenciamento, deslocamento identitário e apagamento institucional. Os relatos revelam práticas de ancestralidade, memórias familiares, vínculos territoriais e modos de existir quilombola que tensionam as fronteiras entre escola e comunidade, produzindo insurgências, reexistências e estratégias de afirmação. Sustentada pelos referenciais dos estudos decoloniais, da educação antirracista e das teorias críticas sobre identidade, a dissertação demonstra que as juventudes quilombolas elaboram leituras complexas sobre si mesmas e sobre o mundo, contribuindo para repensar políticas educacionais, currículos e práticas pedagógicas no Baixo Amazonas.

Palavras-chave: Quilombolas; Identidade; Amazônia; Narrativas; Educação antirracista.

 

Banca Examinadora composta pelas/os Doutoras/es:

Profa. Dra. Talita de Oliveira (Orientadora - PPRER-Cefet/RJ)

Profa. Dra. Aline da Fonseca Sá e Silveira (Examinadora interna - PPRER-Cefet/RJ)

Prof. Dr. Antonio Ferreira da Silva Jr. (Examinador externo - UFRJ) 

 

Local, Data e Horário

CEFET/RJ - Campus Maracanã, Auditório 5, Bloco E, 5º andar

. 15 de dezembro de 2025

. 14h

 

Fim do conteúdo da página