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Letramento étnico-racial na biblioteca escolar infantil

Última atualização em Quinta, 11 de Setembro de 2025, 12h19 | Acessos: 218

A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais tem a satisfação de convidá-lo para assistir à

DEFESA DE DISSERTAÇÃO

COM O TÍTULO

“Letramento étnico-racial na biblioteca escolar infantil”

Por: Fernanda Araújo de Sousa

 

Resumo:

 A presente dissertação tem como objetivo compreender como o projeto literário Autoria Negra realizado pela Biblioteca Flor de Papel (BFP) contribui para o letramento étnico-racial de crianças da Educação Infantil do Colégio Universitário Geraldo Reis (Coluni) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Para as mediações de leitura do projeto literário escolhi trabalhar com as seguintes obras: Da cor que eu sou (2021) de Andressa Reis, Com qual penteado eu vou? (2021) de Kiusam de Oliveira, Ei, você!: um livro sobre crescer com orgulho de ser negro (2021) de Dapo Adeola e Tudo que sou (2020) de Luana Rodrigues. Como metodologia emprego a pesquisa-ação, visto que pretendo analisar minha própria prática. Para geração de dados utilizei a observação participante e o gravador de áudio disponível no celular. A partir da análise dos dados gerados por meio das interações com as crianças colaboradoras desse estudo e, utilizando como lente teórica a Teoria Crítica Racial (TCR) desenvolvi cinco categorias analíticas: identificação étnico-racial, interseccionalidade entre gênero e raça, representação e identificação, evasão de cor/“daltonismo racial” e fragilidade branca. Essas categorias analíticas contaram com a fundamentação teórica de alguns autores e autoras, dentre eles: Cristina Teodoro (2018), Cintia Cardoso (2021), Stuart Hall (2016), Patricia Hill Collins e Sirma Bilge (2021) bell hooks (2019) e Robin Diangelo (2018). Concluí que o projeto literário Autoria Negra contribui para o letramento étnico-racial das crianças através da promoção da autoconsciência étnico-racial, do pertencimento étnico-racial e do fortalecimento de identidades negras. Portanto, o projeto colabora com uma educação antirracista que tem como objetivo a justiça social e a equidade.

Palavras-chave: Biblioteca escolar; Letramento étnico-racial; Literatura Infantojuvenil;  Autoria negra; Educação Infantil.

 

Banca Examinadora composta pelas/os Doutoras/es:

Profa. Dra. Talita de Oliveira (Orientadora - PPRER-Cefet/RJ)

Prof. Dr. Fabio Sampaio de Almeida (Examinador interno - PPRER-Cefet/RJ)

Profa. Dra. Luciana de Mesquita Silva (Examinadora externa - Cefet/RJ) 

Profa. Dra. Franciéle Carneiro Garcês da Silva (Examinadora externa - UNIR; PPGInfo/UDESC) 

 

Local, Data e Horário

CEFET/RJ - Campus Maracanã, Auditório 5, Bloco E, 5º andar

. 17 de setembro de 2025

. 9h

 

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