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A literatura indígena como ferramenta de formação docente: é possível indigenizar a escola?

Última atualização em Quarta, 10 de Setembro de 2025, 11h09 | Acessos: 191

A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais tem a satisfação de convidá-lo para assistir à

DEFESA DE DISSERTAÇÃO

COM O TÍTULO 

A literatura indígena como ferramenta de formação docente: é possível indigenizar a escola?

Por: Andresa de Britto Chaves

 

Resumo:

A presente dissertação investiga o papel da literatura indígena como ferramenta de formação docente e sua relevância para a implementação efetiva da Lei nº 11.645/08 no município de Petrópolis/RJ. A partir da experiência do projeto Histórias de Nossos Ancestrais, desenvolvido entre 2022 e 2024 em escolas públicas da cidade de Petrópolis, RJ, buscou-se compreender como práticas pedagógicas baseadas em obras de autoria indígena podem contribuir para desconstruir estereótipos, combater o racismo contra povos originários e promover a indigenização do currículo escolar. Utilizando metodologia qualitativa de pesquisa-ação, foram realizadas atividades com estudantes e professores/as, incluindo seminários, oficinas, rodas de conversa e encontros com lideranças indígenas. Os resultados apontam para a carência de formação específica sobre temáticas indígenas na trajetória acadêmica dos/as docentes, evidenciando que a inserção da literatura indígena no ambiente escolar amplia repertórios culturais, favorece a valorização de saberes ancestrais e estimula uma educação plural, crítica e descolonizadora. Conclui-se que a indigenização da escola demanda políticas públicas que priorizem a formação continuada de professores/as e a presença efetiva de conteúdos indígenas no currículo, fortalecendo o diálogo intercultural e a construção de práticas pedagógicas comprometidas com a diversidade.

Palavras-chave: Literatura indígena; Formação docente; Lei nº 11.645/08; Indigenização da escola; Educação descolonizadora.

 

Banca Examinadora composta pelas/os Doutoras/es:

 Profa. Dra. Flavia Pinheiro Meireles (Orientadora - PPRER-Cefet/RJ)

Profa. Dra. Talita de Oliveira  (Examinadora interna - PPRER-Cefet/RJ)

Prof. Dr. Edson Kayapó (Examinador externo - UFSB)

 

Local, Data e Horário

. Videoconferência: Plataforma Microsoft Teams

. Link (Teams):

https://teams.microsoft.com/meet/2286442018807?p=DBKvoA2Ik6O8KbrJxw 

. 19 de setembro de 2025
. 9h

 

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