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Corpo Confluente: por uma Pedagogia Teatral afrocentrada

Última atualização em Sexta, 22 de Agosto de 2025, 22h21 | Acessos: 272

A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais tem a satisfação de convidá-lo para assistir à

DEFESA DE DISSERTAÇÃO

COM O TÍTULO

" Corpo Confluente: por uma Pedagogia Teatral afrocentrada"

Por: Marcos Vinícius Firmino Pereira

 

Resumo: Pesquisa qualitativa sobre estratégias metodológicas, que integram os elementos da capoeira angola pastiniana (1889-1981) ligados à corporeidade e oralidade, em consonância com o ensino do Teatro antropológico (Barba; Savarese, 1983) por meio de oficinas de curta duração em espaços educacionais públicos e privados. Um dos pilares da investigação resulta na produção de cenas socialmente engajadas é a construção de modos de aprendizagem e sociabilidade arte educacionais. O enfoque da pesquisa aprofunda em temas, subtemas e mi-temas o contexto da História e Cultura africana e afro-brasileira no cotidiano escolar, para produzir um panorama analítico da luta, resistência e estratégias dos agentes coletivos dinâmicos radicais (Moura, 1983), que perfuraram os espaços educacionais e assentaram o lugar de aprendizagem dos saberes e conhecimentos africanos e afro-brasileiros. O cultivo das atividades no crivo artístico pedagógico amálgama o compartilhamento confluente e a contra colonialidade dos saberes (Santos, 2015). Quais são as possibilidades de confluências entre práticas afro diaspóricas, como a Capoeira Angola, para uma metodologia de Ensino de Teatro afro referenciada no âmbito da Educação Básica que contribua para a aplicação de leis nº 10.639/03 e 11.645/08? Com a herança africana, riscamos dinâmicas variantes da “encruzilhada (entrelugar da ilusão semiótica)” (Martins,1995) com o referencial teórico-práxis da pré-expressividade, corpo extracotidiano (Barba,1993), numa proposta epistemológica afrocêntrica (Asante, 2009).

Palavras-chave: Afrocentrismo; Arte-educação; Cosmofobia; Capoeira Angola: Currículo pluricultural

 

Banca Examinadora composta pelas/os Doutoras/es:

Profa. Dr. Renan Ribeiro Moutinho (Orientador - PPRER-Cefet/RJ)

Prof. Dr. Roberto Carlos da Silva Borges (Examinador interna-Cefet/RJ)

Profa. Dra. Patrícia Raquel Baroni (Examinadora externa – UFRJ)

 

Local, Data e Horário

CEFET/RJ - Campus Maracanã, auditório 5, Bloco E, 5º andar

. 25 de agosto de 2025.
. 15h

Haverá também transmissão simultânea, pelo Teams, através do seguinte link.

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