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Ponha-se no seu lugar: o etarismo nas rotas de experiências de mulheres negras no ensino superior

Última atualização em Terça, 15 de Julho de 2025, 13h26 | Acessos: 321

A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais tem a satisfação de convidá-lo para assistir à

DEFESA DE DISSERTAÇÃO

COM O TÍTULO

"Ponha-se no seu lugar: o etarismo nas rotas de experiências de mulheres negras no ensino superior"

Por: Marta Maria de Andrade Gomes

 

Resumo:

O presente trabalho objetiva conhecer, através das análises das narrativas, os desafios e perspectivas de mulheres negras no ingresso tardio no espaço acadêmico, a partir de relatos de suas experiências nesse espaço social. Ao considerar minha trajetória enquanto mulher negra, bem como a trajetória de tantas com as quais compartilho a vida, e realizando uma leitura das histórias dessas mulheres considerando nossas semelhanças de origem, identifico o quanto a vivência de mulheres negras tem sido atravessada pelas opressões do racismo e sexismo, em diversos espaços da sociedade. Interligado a esses sistemas de opressão, um outro marcador social da diferença tem atravessado o cotidiano dessas mulheres: a idade, onde o capacitismo e o etarismo também se constituem sistemas de opressão na trajetória de mulheres negras. Nesse sentido, busco discutir as trajetórias de mulheres negras entre 45 e 65 anos no Ensino Superior, num cenário de desigualdade social reforçado pela discriminação de raça, gênero, classe e faixa etária, bem como o (não) lugar social dessas mulheres nos diversos espaços na sociedade brasileira, em especial o Ensino Superior. Para tanto, a metodologia de pesquisa utilizada foi a análise da narrativa, tendo como principal instrumento entrevistas não diretivas baseadas nas narrativas autobiográficas de três (3) mulheres autodeclaradas negras. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, inspirada na centralidade do sujeito, considerando as suas próprias percepções e definições acerca das opressões vivenciadas no cotidiano, inspiração vinda através da leitura da obra Memórias da Plantação: episódios de racismo cotidiano, da escritora e ativista Grada Kilomba (2019). A pesquisa focada nas experiências de mulheres negras e os processos de opressão vinculados às questões de gênero, raça e idade se torna relevante para conhecer as estratégias de enfrentamento dessas mulheres a esses sistemas de opressão em seu cotidiano. Por fim, conhecer as experiências de mulheres negras, suas rotas e suas estratégias de vida, para além dos sistemas de opressão que as atravessam, constitui-se uma mola propulsora na luta por uma sociedade livre de toda e qualquer forma de discriminação.

Palavras-chave: Mulheres negras; Etarismo; Experiências; Ensino superior; Feminismo negro

 

Banca Examinadora composta pelas/os Doutoras/es:

Profa. Dra. Talita de Oliveira (Orientadora - PPRER-Cefet/RJ)

Profa. Dra. Maria Cristina Giorgi (Examinadora interna-Cefet/RJ)

Profa. Dra. Elisângela de Jesus Santos (Examinadora externa – UNESP)

 

Local, Data e Horário

CEFET/RJ - Campus Maracanã, auditório 5, Bloco E, 5º andar

. 25 de julho de 2025.
. 15h30

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