Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Defesas > Caminhos de Exu e a proposta de um catálogo virtual participativo de livros infantojuvenis sobre as religiões de matriz africana
Início do conteúdo da página

Caminhos de Exu e a proposta de um catálogo virtual participativo de livros infantojuvenis sobre as religiões de matriz africana

Última atualização em Quarta, 12 de Março de 2025, 14h40 | Acessos: 200

A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais tem a satisfação de convidá-lo para assistir à

DEFESA DE DISSERTAÇÃO

COM O TÍTULO

"Caminhos de Exu e a proposta de um catálogo virtual participativo de livros infantojuvenis sobre as religiões de matriz africana"

Por: Nivia de Andrade Lima

 

Resumo:

As religiões de matriz africana sofrem, até os dias atuais, na sociedade brasileira, manifestações de racismo religioso, através de atos de violência física e simbólica perpetrados contra seus adeptos e locais de culto. A partir da convicção de que a literatura infantojuvenil é uma ferramenta importante de letramento racial crítico, conceito introduzido no Brasil por Aparecida de Jesus Ferreira (2015), este trabalho acadêmico tem por objetivo geral desencadear uma reflexão coletiva sobre como as religiões de matriz africana estão sendo representadas na literatura infantojuvenil brasileira, impulsionada pela base dialógica estruturante do proposto catálogo virtual participativo, entre os saberes técnicos e os saberes dos grupos sociais envolvidos. Para esse fim, são analisados os peritextos (GENETTE, 2009) de livros infantojuvenis com a temática das religiões afro-brasileiras de forma a buscar identificar estratégias editoriais que indiquem um enfrentamento à resistência, identificada em estudos acadêmicos (MARQUES, 2014; DONADONI, 2020; ROSA, 2022; PEREIRA; AGUIAR, 2022), para a utilização dessas obras literárias em sala de aula, em especial, daquelas que fazem referência à divindade afro-brasileira Exu. Nesse sentido, são analisados livros infantojuvenis publicados a partir de 2003, ano de promulgação da lei nº 10.639, a qual estabeleceu a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura afro-brasileira nas escolas de ensino fundamental e médio (BRASIL, 2004), e contribuiu para um aumento na produção editorial de obras literárias com essa temática (PEREIRA, 2016; PEREIRA; AGUIAR, 2022). Dessa forma, foram analisados os livros infantojuvenis Omo-oba (OLIVEIRA; MARINHO, 2009; OLIVEIRA; FRANÇA, 2023), Minhas contas (ANTONIO; KONDO, 2022), Modupé, meu amigo (CAPONE; CARNEIRO, 2015), ABC afro-brasileiro (CUNHA, 2009), A Ialorixá e o pajé (SANTOS; SAMPAIO, 2018), Umbanda para crianças e iniciantes (CARAJILESCOV, 2024), Erêmi: o guia da umbanda para crianças de axé (ou outra fé) (LEANDRO; BARELLI, 2020), Lendas de Exu (MARTINS, 2005; 2011), Exu, dois amigos e uma luta (NUNES; BRESSANE, 2019), Exu e o mentiroso (ATHAYDE; ZÚÑIGA, 2012), Exu: Laroyé! (SANTOS, 2021), e as obras literárias infanto-juvenis Caminhos de Exu (CUNHA, 2005), Eleguá e a sagrada semente de cola (CUNHA, 2007) e Awani (CUNHA, 2014), da autora Carolina Cunha, as quais se tornaram a fonte de inspiração para a proposta da temática de um catálogo virtual participativo de livros infantojuvenis a ser desenvolvido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Essa proposta de ação de educação patrimonial através de fóruns virtuais participativos entre editoras, autores, jovens leitores, profissionais da educação, pais e responsáveis, pesquisadores, corpo técnico do Iphan e adeptos das religiões de matriz africana, entende a educação na perspectiva do diálogo, onde o fortalecimento dos sujeitos se dá através da produção de conhecimentos sobre suas próprias culturas e memória, de acordo com o que Simone Scifoni (2022) definiu como a nova pedagogia do patrimônio.

Palavras-chave: Religiões de matriz africana; Racismo religioso; Literatura infantojuvenil; Letramento racial crítico; Educação patrimonial.

 

Banca Examinadora composta pelas/os Doutoras/es: 

Profa. Dra. Luciana de Mesquita Silva (Orientadora- PPRER-Cefet/RJ)

Profa. Dra. Luena Nascimento Nunes Pereira (Examinadora externa – UFRRJ/RJ)

Profa. Dra. Talita de Oliveira (Examinadora interna - PPRER-Cefet/RJ)

  

Local, Data e Horário

. Videoconferência: Plataforma Microsoft Teams

. Link (Teams): 

https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3a8286f44cc1b14cb591a5c46f516af641%40thread.tacv2/1740423339929?context=%7b%22Tid%22%3a%228eeca404-a47d-4555-a2d4-0f3619041c9c%22%2c%22Oid%22%3a%2287c7be88-8f2c-451e-bb39-3ec4b7eb905d%22%7d 

. 17 de março de 2025
. 13h30

 

Fim do conteúdo da página