A construção da identidade da criança negra no espaço escolar atravessada pela branquitude
A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais tem a satisfação de convidá-lo para assistir à
DEFESA DE DISSERTAÇÃO
COM O TÍTULO
"A construção da identidade da criança negra no espaço escolar atravessada pela branquitude"
Por: Ana Paula dos Santos
Resumo:
Com base na minha vivência como professora e coordenadora pedagógica na rede municipal de educação de Juiz de Fora, este estudo visa apresentar fundamentações que ajudem a responder à seguinte questão: De que maneira a identidade da criança negra é moldada no ambiente escolar, influenciada pela branquitude? A partir dessa indagação, é traçado um breve histórico sobre identidade e o racismo estrutural e institucional que permeia a sociedade brasileira, evidenciando como o racismo colabora para a invisibilidade da criança negra e ressaltando a importância de uma educação antirracista, influenciada pelos significativos papéis dos movimentos sociais negros e pelas reflexões inovadoras de pensadores importantes (GONZALEZ, 2020; NASCIMENTO, 1978). Os autores discutem a possibilidade de uma transformação na educação, levando à implementação de políticas de ações afirmativas, além das legislações 10.639/03 e 11.645/08 (BRASIL, 2003; BRASIL, 2008; BRASIL, 2012). São mencionadas normativas que regulam a Educação Infantil e a Educação voltada para as relações étnico-raciais (BRASIL, 2003; BRASIL, 2004; BRASIL, 2008; BRASIL, 2010; BRASIL, 2017). O letramento racial crítico (FERREIRA, 2014) é destacado como fundamental para a formação contínua dos educadores (SANTOS, 2022), como parte de uma proposta de educação antirracista. Com o objetivo de combater a segregação e o racismo presentes nas instituições de ensino, são sugeridas abordagens educacionais que celebram a diversidade, além de currículos, a branquitude e a branquitude na infância (Diangelo, 2018; HOOKS, 2020; NOGUEIRA, 2014; JANGO, 2017; TRINDADE, 2011; BENTO, 2022). O estudo também discute premissas teóricas que sustentam a intersecção entre racismo e a educação infantil (CAVALLEIRO, 2011; DIAS, 2017; CARDOSO, 2021; LOPES, 1987), apresentando ainda exemplos de necropolítica e necroinfância acontecidos em várias partes do Brasil.(MBEMBE, 2011; NOGUERA, 2014; CARNEIRO, 2023) A literatura infantil é considerada uma valiosa ferramenta para impulsionar uma educação antirracista. São apresentados exemplos e ilustrações de atividades realizadas nas escolas que se fundamentam em obras específicas. Ao examinar algumas publicações voltadas para o público jovem, foram observadas diversas maneiras de representar personagens negros e a cultura africana, com narrativas e imagens que oscilam entre preconceito, racismo e estereótipos, além de abordagens que celebram os corpos negros, assim como a estética e a identidade das culturas africanas e afro-brasileiras.(GOMES, 2020; SILVA, 2017; OLIVEIRA, 2020; ROSA, 2021).
Palavras-chave: Criança Negra, identidade, racismo, branquitude, branquitude na infância, escola
Banca Examinadora composta pelas/os Doutoras/es:
Prof. Dr. Fábio Sampaio de Almeida (Orientador- PPRER-Cefet/RJ)
Pra.Dra Alessandra Pio (Examinadora externa - UFRRJ)
Profa. Dra. Maria Cristina Giorgi (Examinadora interna - PPRER-Cefet/RJ)
Local, Data e Horário
. Videoconferência: Plataforma Microsoft Teams
. Link (Teams):
. 18 de dezembro de 2024
. 16h
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