Vozes negras femininas no slam: performances de poesia falada para além da literatura
A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais tem a satisfação de convidá-lo para assistir à
DEFESA DE DISSERTAÇÃO
COM O TÍTULO
"Vozes negras femininas no slam: performances de poesia falada para além da literatura"
Por: Luan da Cruz
Resumo:
Esta dissertação objetiva responder a seguinte pergunta: de que forma se dão as performances de poesia slam de mulheres negras, que são compartilhadas em redes sociais digitais? A partir desta problemática, proponho caminhos metodológicos acerca deste gênero (poesia falada) empreendido, majoritariamente, por sujeitos negros, partindo da revisão bibliográfica de Caneiro, 2023, Cesáire, 2020, Munanga, 2014, Pinheiro, 2023, com diálogos acerca dos conceitos de raça e racialidade, que se constroem nesta pesquisa. A partir de uma perspectiva afroreferenciada de diásporas africanas (NJERI, 2023), no campo das teorias que pensam as relações étnico-raciais, busquei um diálogo com a literatura de autorias negras, notadamente o slam, por entender que o mesmo se constrói como movimento literário. Assim, discuto nesta pesquisa conceitos que tentam localizar os produtores de slam dentro de uma linha teórica da literatura afro-brasileira e negro-brasileira (CUTI, 2010; DUARTE, 2010), entendendo que essas produções são feitas através do ato de viver e escrever, escrevivência (EVARISTO, 2020). Observei que o slam é produto da oralidade, do texto criado para ser falado, tendo chegado primeiro na cidade de São Paulo (D’ALVA, 2014), posteriormente se espalhado pelo país. Nas batalhas de slam, o sujeito é experimentado socialmente em suas subjetividades (KILOMBA, 2019), os atos sociais são vividos e corporificados nas representações performáticas. Neste trabalho, as batalhas de slam são pensadas sob a ótica do ato performático (ZUMTHOR, 2018), o texto oraliturizado (MARTINS, 2021) produzido em um determinado contexto e ressignificado em suas práticas discursivas e sociais (MAINGUENEAU, 1997), pois todo ato enunciativo gera determinados sentidos. Para esta pesquisa, foram selecionados dois perfis de grupos de slam da cidade de São Paulo, Slam Resistência e o Slam da Guilhermina e o período de estudo compreendeu os anos de 2023 e 2024. Após a seleção destes perfis nas redes Instagram e You Tube, três poesias de mulheres negras foram escolhidas para a transcrição textual e, desse modo, analisadas sob os aspectos da performance, texto oral e o contexto de produção. Desta maneira, o trabalho revelou o quanto o slam movimenta o campo artístico e literário, além dos múltiplos sentidos empregados em suas poesias, indo além do texto literário tradicional.
Palavras-chave: slam; mulheres negras; performance; Slam Resistência; Slam da Guilhermina.
Banca Examinadora composta pelas/os Doutoras/es:
Profa. Dra. Luciana de Mesquita Silva (Orientadora - PPRER-Cefet/RJ)
Profa. Dra. Talita de Oliveira (Examinadora Interna - PPRER-CEFET/RJ)
Profa. Dra. Ângela Gomes Poz (Examinadora Externa – IFF)
Profa. Dra. Vanessa Ribeiro Teixeira (Examinadora Externa – IFF)
Local, Data e Horário
. Videoconferência: Plataforma Microsoft Teams
. Link (Teams):
. 16 de dezembro de 2024
. 8h
Redes Sociais