Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Defesas > Entre a encruzilhada e o povo nas ruas: pisando o mundo dos feitiços de João do Rio em busca das macumbas cariocas no pós-abolição (1888-1908)
Início do conteúdo da página

Entre a encruzilhada e o povo nas ruas: pisando o mundo dos feitiços de João do Rio em busca das macumbas cariocas no pós-abolição (1888-1908)

Última atualização em Segunda, 09 de Dezembro de 2024, 12h20 | Acessos: 43

A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais tem a satisfação de convidá-lo para assistir à

DEFESA DE DISSERTAÇÃO

COM O TÍTULO

"Entre a encruzilhada e o povo nas ruas: pisando o mundo dos feitiços de João do Rio em busca das macumbas cariocas no pós-abolição (1888-1908)"

Por: Gustavo Machado Cantisani

 

Resumo:

Esta dissertação analisa as macumbas cariocas a partir das obras de João do Rio escritas no período pós-abolição. O foco principal da pesquisa são as crônicas intituladas No Mundo dos Feitiços, utilizando a metodologia de etnografia de arquivos apresentada por Olivia Cunha (2004). A proposta é compreender como as práticas religiosas afrobrasileiras se consolidaram como formas de resistência no contexto social e político do Rio de Janeiro entre 1888 e 1908. A pesquisa se estrutura em três eixos: o primeiro busca explorar a complexidade do sujeito João do Rio, o segundo analisa o contexto histórico e social em que os negros estavam inseridos após a abolição, e o terceiro foca na análise das crônicas No Mundo dos Feitiços, investigando as formas de resistência dos povos negros e praticantes de macumba no Rio de Janeiro. Para isso, a análise se concentra em três eixos centrais: linguagem, sangue e feitiço. A resistência é entendida aqui como um diálogo contínuo com formas de vida anteriores, que, embora possam ser adaptadas ou transformadas, preservam conexões com suas origens. Este trabalho se configura como uma abordagem interdisciplinar, dialogando com a História, a Antropologia das Religiões de Matriz Africana e a Geografia Cultural.

Palavras-chave: João do Rio; Macumba; Religiões de Matriz Africana; Etnografia de Arquivos; Pós-Abolição. 

 

Banca Examinadora composta pelas/os Doutoras/es:

Prof. Dr. Patrício Pereira Alves de Sousa (Orientador - PPRER-Cefet/RJ)

Prof. Dr. Humberto Manoel de Santana Júnior (Coorientador - PPRER-Cefet/RJ)

Profa. Dra.  Aline da Fonseca Sá e Silveira (Examinadora interna - PPRER-Cefet/RJ)

Profa. Dra.  Elisângela de Jesus Santos (Examinadora externa – UNESP)

Prof. Dr. Omar Ribeiro Thomaz (Examinador externo - UNICAMP)

 

Local, Data e Horário

CEFET/RJ - Campus Maracanã, auditório 5, Bloco E, 5º andar

. 13 de dezembro de 2024.
. 9h30min

 

Fim do conteúdo da página