Mc Carol: a performance preta que ecoa em cantos de fuga
A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais tem a satisfação de convidá-lo para assistir à
DEFESA DE DISSERTAÇÃO
COM O TÍTULO
"Mc Carol: a performance preta que ecoa em cantos de fuga"
Por: Beatriz Carvalho Pimentel
Resumo:
Este trabalho se propõe a discutir a performance preta e os repertórios artísticos composicionais da carreira de Mc Carol que desencadearam em Cantos de Fuga. O ato de cantar é demonstrado neste trabalho como uma prática comunicacional que possibilita que as inúmeras (cria)tividades de vidas pretas existam através de seus próprios corpos/corpas. Sendo assim, cantos de fuga é uma tecnologia musical diaspórica capaz de tensionar o mercado fonográfico brasileiro, tendo em vista que mulheres negras gordas, em específico no funk, têm se organizado para construir suas próprias carreiras que são negadas diariamente. A partir desta ideia, apresentaremos três elos em fugas, identificados como os capítulos desta dissertação. Eles apresentam os objetos entidades na poética musical desta artista, por entendermos que eles dialogam com as subjetividades e vivências das mulheres negras. Diante disso, compreendemos que as vozes coletivas femininas através do funk são infinitas, porque realizam movimentos cíclicos e contínuos de esperança, sagacidade e altivez, tendo como pontos de partida as atuações intergeracionais e territoriais.
Palavras-chave: Performance preta; Cantos de fuga; Funk carioca; Mc Carol; Fuga
Banca Examinadora composta pelas/os Doutoras/es:
Profa. Dra. Maria de Fátima Lima Santos (Orientadora - UFRJ/PPRER-Cefet/RJ)
Profa. Dra. Flavia Pinheiro Meireles (Examinadora interna - PPRER-Cefet/RJ)
Profa. Dra. Cíntia Guedes Braga (Examinadora externa - UFBA)
Profa. Dra. Jonê Carla Baião (Examinadora externa - UERJ)
Local, Data e Horário
. Videoconferência: Plataforma Microsoft Teams
. Link (Teams):
. 03 de outubro de 2024
. 10h
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