Perspectivas sobre o processo de escolarização de alunos imigrantes e refugiados nas escolas municipais do Complexo da Maré/RJ
A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais tem a satisfação de convidá-lo para assistir à
DEFESA DE DISSERTAÇÃO
COM O TÍTULO
"Perspectivas sobre o processo de escolarização de alunos imigrantes e refugiados nas escolas municipais do Complexo da Maré/RJ"
Por: Glauce de Lima silva
Resumo:
Os estudos sobre fluxos migratórios têm sido urgentes diante de reiterados casos de xenofobia e racismo, a qual temos acompanhado cotidianamente. Considerando isso, nesta pesquisa buscamos compreender a complexidade do fenômeno migratório aliado às questões Étnico-Raciais nas escolas da Rede Municipal do Rio de Janeiro localizadas no Complexo da Maré - RJ. A proposta de reconhecer a escola como um espaço impregnado de códigos, símbolos e culturas, nos convoca a promover debates acerca dos desafios e possibilidades no acolhimento e integração desses grupos. A pesquisa está estruturada em três capítulos. No primeiro capítulo, estudamos sobre as categorias imigração e refúgio, sob perspectiva da inscrição desses conceitos histórica e socialmente. No segundo capítulo, ampliamos o debate para território e escola a fim de explorar os atravessamentos na construção do indivíduo negro, imigrante e favelado. O terceiro capítulo delineamos o percurso metodológico que embasa a produção da pesquisa e buscamos compreender, através das experiências escolares do grupo selecionado, as principais contribuições para o enfrentamento de práticas racistas e xenofóbicas nas Escolas Municipais do Complexo da Maré-RJ.
Palavras-chave: Escola; Imigração; Refúgio; Xenofobia; Racismo
Banca Examinadora composta pelas/os Doutoras/es:
Profa. Dra. Maria Cristina Giorgi (Orientadora - PPRER-Cefet/RJ)
Profa. Dra. Aline da Fonseca Sá e Silveira (Examinadora interna - PPRER-Cefet/RJ)
Profa. Dra. Liana de Andrade Biar (Examinadora externa - PUC-Rio)
Local, Data e Horário
. Auditório V (bloco E, 5o andar - campus Maracanã)
. 29 de setembro de 2023
. 15h
Redes Sociais