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Professores(as) brancos(as), escola e antirracismo: uma análise discursiva dos tipos de branquitude

Última atualização em Segunda, 19 de Junho de 2023, 20h26 | Acessos: 690

A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-raciais tem a satisfação de convidá-lo para assistir à

 

DEFESA DE DISSERTAÇÃO

COM O TÍTULO

"Professores(as) brancos(as), escola e antirracismo: uma análise discursiva dos tipos de branquitude"

Por: Andressa Abraão Costa

 

Resumo:

O território escolar é o espaço privilegiado para os encontros, as tessituras e as aprendizagens, como também para a manutenção e a continuidade de estruturas sociais hierárquicas de institucionalização do racismo em seu fazer cotidiano. Se a esperança nutre o fluxo do trabalho docente nas escolas ( hooks, 2021), é porque orienta-se no antirracismo (CARINE, 2023) como práticas de enfrentamento ao sistema de branquitude, como teorizado pelos intelectuais Lourenço Cardoso (2008, 2010, 2020) e Lia Vainer Schucman (2020), como de combate ao epistemicídio (CARNEIRO, 2005). A partir de um compromisso ético profissional da docência, este trabalho focaliza como sujeitos da pesquisa professores (as) brancos(as) autodeclarados(as) antirracistas, a fim de  observar a diversidade dos tipos de expressão desses lugares de fala (RIBEIRO, 2017) diante de situações racistas e a favor de uma educação para/na relações étnico-raciais. Entendendo as produções discursivas e os efeitos de sentido gerados como construção social de implicação no mundo, o referido trabalho alinha-se aos referenciais teórico-metodológicos da Análise Cartográfica do Discursiva (AD), valendo-se das perspectivas bakhtinianas para analisar como se constroem discursivamente as matizes de um locus de branquitude dos participantes da pesquisa em suas atuações antirracistas na escola.A partir das movimentações da análise, pode-se verificar como as práticas discursivas, orientada pela pertença racial de branquitude e seus tipos, fluem em tonalidades distintas, expressando um embate de vozes diante das identificações de professores (as) brancos (as) como antirracistas.

 Palavras-chave: branquitude; antirracismo; análise do discurso; educação

 

Banca Examinadora composta pelas/os Doutoras/es:

Prof. Dr. Fábio Sampaio de Almeida (Orientador - PPRER-Cefet/RJ)

Profa. Dra. Liana de Andrade Biar (Examinadora externa - PUC-Rio)

Profa. Dra. Alessandra Pio Silva (Examinadora externa - UFRRJ)

Profa. Dra. Maria Cristina Giorgi  (Examinadora interna - PPRER-Cefet/RJ)

 

Local, Data e Horário

. Videoconferência: Plataforma Microsoft Teams

Link (Teams): https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3a1072d1fc56ab41e3bf61fd3ae678dbdf%40thread.tacv2/1686681704019?context=%7b%22Tid%22%3a%228eeca404-a47d-4555-a2d4-0f3619041c9c%22%2c%22Oid%22%3a%22d9fba841-d6ed-4a2d-a443-66f04a69ebaf%22%7d 

. 20 de junho de 2023
. 14h

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