“E se eu enviar meu currículo em papel carbono?”: análise discursiva de comentários no Linkedin sobre o Programa Trainee Magalu 2021, exclusivo para pessoas negras
A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-raciais tem a satisfação de convidá-lo para assistir à
DEFESA DE DISSERTAÇÃO
COM O TÍTULO
" “E se eu enviar meu currículo em papel carbono?”: análise discursiva de comentários no LinkedIn sobre o Programa Trainee Magalu 2021, exclusivo para pessoas negras"
Por: Viviane Lopes dos Santos
Resumo:
Este trabalho pretende realizar uma reflexão sobre como o racismo se materializa nos ambientes corporativos a partir da análise discursiva dialógica (BAKHTIN, 2000), considerando as dimensões linguística, histórica, social e subjetiva, de enunciados de 30 comentários postados publicamente na rede social Linkedin sobre o Programa Trainee Magalu 2021, lançado em setembro de 2020 pela empresa Magazine Luiza e destinado exclusivamente a pessoas negras. Entendemos que a circulação do enunciado constitui a organização do discurso (MAINGUENEAU, 2011), isto é, aquilo que é dito e presumido, enquanto ato de dizer alguma coisa, que é dirigida a alguém e com uma finalidade específica (SOBRAL, 2009). E levando em consideração o comportamento idealizado pelos usuários de uma plataforma digital de visibilidade empregatícia e vitrine profissional, buscamos estabelecer um diálogo entre a construção dos discursos, a hierarquização de raças através de uma escala de valores (MUNANGA, 2003) e a discriminação positiva para combater as desigualdades raciais e sociais constituídas (ALMEIDA, 2019) para levantar a discussão do quanto é difícil a inserção, a manutenção e a promoção de corpos negros no meio empresarial, sem um efetivo trabalho de letramento racial dos sujeitos, principalmente devido ao racismo estrutural (ALMEIDA, 2019), componente econômico, político e formador da sociedade brasileira. Desta forma, os resultados dessa análise apontaram para a permanência de discursos racistas, sustentados por meio de argumentos falaciosos como o mito da democracia racial, o racismo reverso e a meritocracia, além do uso de subterfúgios que ajudam a diminuir a importância da iniciativa, como o uso do racismo recreativo, a falta de conhecimento sobre ações afirmativas e a classificação do Programa como uma ação de Marketing.
Palavras-chave: análise do discurso; linkedin; trainee Magalu.
Banca Examinadora composta pelas/os Doutoras/es:
Prof. Dr. Fábio Sampaio de Almeida (Orientador - PPRER-Cefet/RJ)
Profa. Dra. Fernanda Ariane Silva Carrera (Examinadora externa - UFF)
Profa. Dra. Dyego de Oliveira Arruda (Examinador interno - PPRER-Cefet/RJ)
Local, Data e Horário
. Videoconferência: Plataforma Microsoft Teams
. 7 de junho de 2023
. 16h
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