Olhar para o passado e ressignificar o presente: práticas e materiais antirracistas em língua inglesa
A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-raciais tem a satisfação de convidá-lo para assistir à
DEFESA DE DISSERTAÇÃO
COM O TÍTULO
"Olhar para o passado e ressignificar o presente: práticas e materiais antirracistas em língua inglesa"
Por: Julia dos Santos Moraes
Resumo:
Esta pesquisa nasce de um exercício premente de trazer para a disciplina que leciono na rede municipal do Rio de Janeiro, o ensino da língua inglesa, uma perspectiva de visibilização e valorização do conhecimento e saberes de povos negros e indígenas. A hipótese levantada nesta pesquisa é a de que a elaboração de sequências didáticas, e de um material crítico em língua inglesa, incidirá em uma maior capacidade de reflexão sobre diversidade racial por parte dos/das estudantes. Assim, o objetivo geral desta pesquisa foi descrever e analisar estas práticas e materiais. Este estudo partiu de uma revisão bibliográfica, historiográfica, que ressaltou nomes como Kabengele Munanga, Stuart Hall, Lélia Gonzalez, Grada Kilomba, Nilma Lino Gomes, Silvio Almeida e outras/os pensadores/as cujos trabalhos expõem o racismo como peça fundamental de organização social, econômica e política do Brasil. Consequentemente, este trabalho evidenciará o impacto de uma lógica supremacista branca organizadora do sistema educacional brasileiro, como apontado por pensadores como Jerry Dávila e Marcelo Paixão, que interfere no acesso das populações negras à escolarização e que promove a invisibilização de suas histórias e de seus conhecimentos ao privilegiarem currículos hegemônicos para a formação destas populações. Foi evidenciado ao longo deste estudo, como a língua inglesa, com um histórico de projeto colonizador e imperialista, segundo alguns autores, pode tornar-se, a partir de uma perspectiva de ensino decolonial, a língua da globalização no acesso a informações acerca de outras culturas e saberes. Valendo-me das premissas da autoetnografia, parto de uma análise memorialística como forma de olhar para um passado agora mediado pelo rompimento com a colonialidade dos materiais e práticas então disponíveis, e que agora, no presente, busco ressignificá-las em diálogo com os conceitos atuais de promoção de uma educação antirracista. Ao instituir um movimento contra-hegemônico no que diz respeito ao ensino da disciplina de língua inglesa, esta pesquisa apresenta e desenvolve quatro pilares metodológicos nos quais a literatura, a arte/multimídia, a multidisciplinariedade e o protagonismo dos/as estudantes se constituíram como base para todo o processo pedagógico desenvolvido. Por fim, os resultados desta pesquisa baseiam-se nos relatos e nos materiais didáticos elaborados para a disciplina em questão.
Palavras-chave: Educação; Materiais e Práticas Antirracistas; Língua Inglesa; Reparação.
Banca Examinadora composta pelas/os Doutoras/es:
Profa. Dra. Luciana de Mesquita Silva (Orientadora - PPRER-Cefet/RJ)
Profa. Dra. Janaína da Silva Cardoso (Examinadora externa - UERJ)
Profa. Dra. Talita de Oliveira (Examinadora interna - PPRER-Cefet/RJ)
Local, Data e Horário
. Videoconferência: Plataforma Microsoft Teams
. 6 de junho de 2023
. 14h
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