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Tornando-se negro na rede e na roda: masculinidades e negritudes no hip-hop

Última atualização em Quarta, 08 de Dezembro de 2021, 22h39 | Acessos: 603

A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-raciais tem a satisfação de convidá-lo para assistir à

DEFESA DE DISSERTAÇÃO

 COM O TÍTULO

"Tornando-se negro na rede e na roda: masculinidades e negritudes no hip-hop”

Por: Wallace Oliveira Modesto

 

Resumo: 

 

A presente pesquisa tem por objetivo refletir em que medida o Hip-Hop atua na construção discursiva de masculinidades negras em contexto periférico. Nesse sentido, focalizamos práticas discursivas produzidas em um evento organizado pelo Projeto cultural Família Lanatanpa, no formato de live em seu perfil na rede social Instagram (@familialanatanpa). O projeto em questão oportuniza o contato de adolescentes do bairro Pantanal, no município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro, com o movimento Hip-Hop, a fim de viabilizar caminhos de expressão, criação coletiva e produção artística, como alternativa a sociabilidades marginalizadas produzidas pelo racismo, a criminalidade e o tráfico de drogas. Partindo de um referencial teórico-metodológico dos estudos do discurso - especialmente no que se refere à Análise do Discurso (DEUSDARÁ; ROCHA, 2018), à noção de linguagem-intervenção (ROCHA, 2006) e aos modalizadores como marcas linguísticas (KOCH,2009), das reflexões sobre negritude (MUNANGA, 2003; HALL, 2006) e masculinidades (NASCIMENTO, 2018; CONNELL, 1997), e considerando as limitações deste texto, as análises aqui propostas têm como foco o modo como se dá a construção discursiva de masculinidades negras em excertos de fala produzidos por participantes da live “Masculinidades Negras”. Como resultado da análise observou-se construções e reconstruções plurais de masculinidades negras aliadas a luta antirracista e rupturas com a masculinidade dita hegemônica. Por fim elencou-se proposições com fim educativo evidenciando possibilidades do diálogo do Hip-Hop como ferramenta para um letramento de reexistencia (SOUZA, 2009) em ambiente escolar.

 

Banca Examinadora composta pelas Doutoras e Doutores:

Fábio Sampaio de Almeida (Orientador – PPRER-CEFET/RJ)

Patrício Pereira Alves de Sousa (Coorientador - PPRER-CEFET/RJ)

Paulo Melgaço da Silva Júnior (Examinador externo - UNIRIO)

Viviane Conceição Antunes (Examinadora externa – UFRRJ)

Maria Cristina Giorgi (Examinadora interna - PPRER-CEFET/RJ)

 

 

Local, Data e Horário

Plataforma Zoom

Link: 

Tópico: Defesa Wallace
Hora: 13 dez. 2021 02:00 da tarde São Paulo

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https://us02web.zoom.us/j/81672011587?pwd=RGovRzl5ZnFNSzQzZkhKcjVRTTludz09 

ID da reunião: 816 7201 1587
Senha de acesso: 824473
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Discar pelo seu local
+1 669 900 9128 Estados Unidos (San Jose)
+1 253 215 8782 Estados Unidos (Tacoma)
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+1 312 626 6799 Estados Unidos (Chicago)
+1 346 248 7799 Estados Unidos (Houston)
+1 646 558 8656 Estados Unidos (New York)
ID da reunião: 816 7201 1587
Senha de acesso: 824473
Localizar seu número local: https://us02web.zoom.us/u/kcp2dQAL33 

. 13 de dezembro de 2021.
. 14 horas.

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