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Relação dialógica entre a História Ambiental do Brasil e o livro didático de ensino de Geografia: a questão do racismo e da justiça ambiental

Última atualização em Terça, 25 de Maio de 2021, 22h04 | Acessos: 859

A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais tem a satisfação de convidá-lo para assistir à

D E F E S A  D E  D I S S E R T A Ç Ã O

com o título:


RELAÇÃO DIALÓGICA ENTRE A HISTÓRIA AMBIENTAL DO BRASIL E O LIVRO DIDÁTICO DE ENSINO DE GEOGRAFIA: A QUESTÃO DO RACISMO E DA JUSTIÇA AMBIENTAL

por

ULA CRISTINA DE LIMA SARMENTO VILELA

 

Resumo:


Esta pesquisa tem o objetivo de analisar como a História Ambiental é veiculada no ensino de Geografia no Brasil, tendo como foco a questão do racismo ambiental, a partir da pesquisa de livros didáticos de Geografia aprovados pelo Programa Nacional do Livro e Material Didático – Edital PNLD 2017-2019 para o 7° ano do Ensino Fundamental, integrantes de três diferentes coleções intituladas: “Expedições Geográficas”, “Vontade de Saber” e “Para Viver Juntos – Geografia”. A escolha dos referidos livros se deu pelo fato de constarem entre os cinco livros de geografia mais distribuídos conforme ranking do MEC. O estudo será realizado de acordo com a perspectiva da análise do discurso de Bakhtin.

 

Banca Examinadora composta pelos Doutores:
Alexandre de Carvalho Castro (presidente e orientador) – CEFET/RJ
Maria Cristina Giorgi – CEFET/RJ
Poliana Coeli Costa Arantes - UERJ


Local e data:
Plataforma MS Teams - acesse em https://tinyurl.com/y2aafcrn
25 de maio de 2021
10:00

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