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Letramentos marginais e a construção de identidades negras na escola a partir da ótica do slam

Última atualização em Sexta, 19 de Fevereiro de 2021, 11h54 | Acessos: 884

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-raciais tem a satisfação de convidá-lo para assistir à

D E F E S A    D E    D I S S E R T A Ç Ã O

 COM O TÍTULO:

"Letramentos marginais e a construção de identidades negras na escola a partir da ótica do slam"

Por Natália Barreto Félix da Silva

 

Resumo:

Por meio de uma perspectiva sócio-histórica da linguagem e, ainda, entendendo a Língua enquanto prática social, esta dissertação suscita apontamentos referentes ao letramento escolar, não se limitando apenas a ele, mas provocando uma análise da pluralidade dos letramentos, o que aqui denominamos letramentos múltiplos (ROJO, 2009). Para tal, utilizamo-nos da experiência do Slam escolar, tecido pelo movimento negro, como exemplo de letramentos que são criados a partir das vivências de seus locutores e que têm nas ruas- ou para fora dos limites de sala de aula - sua expressão mais marcante. Por se tratar de uma prática ocorrida no cenário escolar, nos dedicamos a compreender as influências e os reflexos da escola nas performances dos slammers, especialmente no que diz respeito às elaborações de letramentos marginais, que ecoam na concepção identitária – tanto coletiva quanto individual – que os sujeitos passam a ter por meio dessa experiência. A metodologia utilizada foi a observação participante, presente na análise das rodas, nos momentos de entrevista e da troca com os alunos. Entendemos que, por meio desta e tendo sempre presente o caderno de campo, com as anotações verificadas a partir de atenta pesquisa, contribuímos no debate acerca dos múltiplos letramentos, destacando o Slam como agência de letramento propulsora de novas práticas e perspectivas escolares. Pensamos, portanto, nos efeitos que essas narrativas trazem para a construção da identidade negra, que se consolida, resiste e re-existe fundamentalmente a partir da linguagem. Dessa forma, encontra por meio desta linguagem, mecanismos de sobrevivência e reinvenção para, assim, ocupar seu lugar social.

 

Banca Examinadora composta pelos Doutores:

Talita de Oliveira (Orientadora - PPRER-Cefet/RJ)

Mário Luiz de Souza (Examinador interno - PPRER-Cefet/RJ)

Ana Lúcia Silva Souza (Examinadora externa - UFBA)

 

Local, Data e Horário:

• Plataforma Zoom

Link: https://us02web.zoom.us/j/81782929542?pwd=MUp2cU05UFQ5QjkwK3puNk1DcHR1dz09 

ID da reunião: 817 8292 9542

Senha de acesso: 992103

• 24 de fevereiro de 2021

• 16:00

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