Do Grito Marginalizado à Prática Institucionalizada: Reverberação da Lei 10.639/03 nos Documentos Normativos da Escola Salesiana
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA
DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
COORDENADORIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-raciais tem a satisfação de convidá-lo para assistir à
DEFESA DE DISSERTAÇÃO
COM O TÍTULO:
“DO GRITO MARGINALIZADO À PRÁTICA INSTITUCIONALIZADA: REVERBERAÇÃO DA LEI 10.639/03 NOS DOCUMENTOS NORMATIVOS DA ESCOLA SALESIANA”
Por
ADRIANO SILVA DA ROCHA
Resumo
A presente dissertação buscou investigar e problematizar como a temática da diversidade étnico-racial e a Lei 10.639/03 estão sendo trabalhadas e implementadas em uma escola da Rede Salesiana no Rio de Janeiro, parte-se, nesta pesquisa, da premissa de que a educação formal preconizada pela Igreja Católica contempla os aspectos da diversidade e pluralidade cultural. Desse modo, buscou-se identificar de que maneira os documentos legais reverberam nos projetos educativos das escolas deste segmento educacional. A proposta de educação étnico-racial à luz do ensino do que estabelece a Lei 10.639/03 nos currículos escolares traz uma nova abordagem do tema da história africana e dos escravizados, quando busca apresentar e investigar uma história que não foi contada, estudada, e que quando, por vezes, esta foi mencionada, foi vista sob uma ótica eurocêntrica. Neste sentido é que as visões oficiais (brancas e eurocêntricas) sobre o continente africano, os africanos e seus descendentes necessitam ser desconstruídas. De uma forma ou de outra, o currículo escolar seria trazido à tona; ademais, pesquisas indicam que nas escolas privadas confessionais funciona um tipo de realidade bem distinta daquela relativa à escola pública, no que diz respeito às questões do racismo e da diversidade étnico-racial brasileira, pois a presença de negros tanto no corpo docente quanto no discente é menor do que em escolas públicas. Esta realidade sugere que a temática das relações étnico-raciais é menos evidenciada nos currículos dessas escolas, mesmo com todos os esforços empreendidos pela Igreja Católica no sentido de ir ao encontro da diversidade cultural. O método utilizado neste trabalho foi a análise dos documentos normativos da Escola Salesiana: o projeto político pedagógico (PPP) e o plano de organização das disciplinas (POD), buscando identificar a reverberação decorrente da implementação da lei 10.639/03. Como suporte teórico à analise, apoiamo-nos em Munanga (2005), Cavalleiro (2002), Gomes (2005), além da Pedagogia freireana e girouxiana.
Banca Examinadora composta pelos Doutores:
Alvaro de Oliveira Senra, Orientador - CEFET/RJ
-
Nara Maria Carlos de Santana - CEFET/RJ
Flavio Anicio Andrade-UFRRJ
-
-
Local e data:
- Sala E-518
- 28 de agosto de 2018
- 15:00h
Redes Sociais