Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Teses e Qualificações > Gúbio de Oliveira (DEFESA)
Início do conteúdo da página

Gúbio de Oliveira (DEFESA)

Última atualização em Terça, 23 de Junho de 2020, 16h56 | Acessos: 1519

Tese - PPGIO

Candidato: Gúbio de Oliveira

Orientador: Prof. Dr. Vinicius Nunes Henrique Silva

Tema: ANÁLISE DA TÉCNICA DE TRIANGULAÇÃO DE POTÊNCIAS ÓPTICAS APLICADA A MEDIDAS DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO

Data: 13/12/2019 – 09h

Local: Escola de Engenharia da Universidade Federal Flumininse

Banca:

           Presidente, Prof. Dr.  Vinicius Nunes Henrique Silva (UFF)

             Prof. Dr. Gustavo Bastos Lyra (UFRRJ)

Prof. Dr. Andrés Pablo Lopéz Barbero (UFF)

Prof. Dr. Carlos Rodrigues Pereira (UFRJ)

Prof. Dr. Daniel Andres Rodrigues (UFRJ)

Prof. Dr. João Crisóstomo Weyl Albuquerque Costa  (UFPA)

Link da Tese

Resumo: A preocupação com o meio ambiente, biomas e ecossistemas têm trazido à tona temas importantes para a vida humana como o ciclo hidrológico e o manejo sustentável da água. O ciclo hidrológico determina a transferência da água da atmosfera para a terra em forma de precipitação e sua evaporação de volta para a atmosfera. O equilíbrio deste ciclo é determinante para vida humana, possibilitando a distribuição da água na superfície da Terra, a produção agropecuária, o consumo e o controle dos fenômenos atmosféricos e da própria temperatura do ar. Portanto, a necessidade de medir a evapotranspiração (ET) se torna de elevada relevância para o entendimento dos processos atmosféricos e do manejo de água.

            A ET  um processo composto pelo fenômeno da evaporação do solo, rios e mares, assim como pela transpiração das plantas. Este fenômeno só é possível graças ao transporte de calor, umidade e momentum para a atmosfera. Estes processos sofrem influência de elementos meteorológicos, da cobertura vegetal e da umidade do solo, o que demonstra a complexidade para sua mensuração.  As medidas de ET podem ser realizadas de forma direta ou indireta. Entre os métodos de medida direta encontram-se o lisímetro, o balanço hídrico, e o controle de umidade do solo e entre os métodos de medida indireta estão o tanque classe A, o método Penman Montheith, o método de covariância de vórtices turbulentos o método da constante de estrutura do índice de refração do ar, o método aerodinâmico, e o método da razão de Bowen.

Neste trabalho os principais métodos estudados foram o de Razão de Bowen que leva em consideração a relação entre os fluxos de calor sensível e latente, tendo em vista os fenômenos de transporte suportados por processos aerodinâmicos, assim como o Método da constante do índice de refração baseado na interação da luz com as propriedades atmosféricas da região por onde esta propaga, notoriamente a turbulência atmosférica.

Sendo assim, para medir a turbulência atmosférica e aplicar o método da constante do índice de refração, utilizou-se a Técnica de Triangulação de Potências Ópticas, desenvolvida pelo Laboratório de Comunicações Ópticas (LACOP) da Universidade Federal Fluminense Esta técnica se vale de um dos efeitos da turbulência sobre a luz propagante, a divagação do feixe óptico ou beam wander.  O LACOP desenvolveu, então, um instrumento para a medida de turbulência atmosférica baseado na Técnica de Triangulação Óptica que foi testado com sucesso. Este instrumento tem como vantagens principais o baixo custo, a possibilidade de medir grandes áreas, além da inovação da utilização do efeito do beam wander para estimativa da ET.

Desta maneira, este trabalho realizou a análise da aplicação da Técnica de Triangulação de Potências Ópticas, por meio dos dados levantados em campo, na Reserva Ecológica de Guapiaçu, no estado do Rio de Janeiro, com o auxílio de um cintilômetro e uma estação micrometeorológica.  Foram, então, aplicados os métodos do índice de refração e razão de Bowen, tendo como resultado a confirmação da possibilidade da utilização do instrumento derivado da referida Técnica para a estimativa da ET.

 Referências:

[1]

S. V. N. Henrique, B. A. P. Lopez e R. R. Marques, A new triangularion-like technique for the evaluation of the refractive index structure constant (Cn2) in free-space optical links., IEEE Journal of Light Technology, vol. 29, pp. 3603-3610, 2011.

[2]

G. d. Oliveira, Caracterização da constante de estrutura do índice de refração (Cn2) através de triangulação de potências ópticas,MOMAG, Curitiba 2014.

[3]   DE OLIVEIRA, G.  SILVA, VINICIUS N H ; BARBERO, ANDRÉS P L ; RIBEIRO, RICARDO M ; COELHO, THIAGO V N ; DOS SANTOS, A BESSA, Measurements of indoor/outdoor atmospheric turbulence through optical triangulation method. Measurement Science and Technology, v. 28, p. 055207, 2017.

 

Fim do conteúdo da página