Rodrigo Coelho Pereira (Defesa)
ANÁLISE DE MATERIAIS MODIFICADOS POR ÍONS ENERGÉTICOS: ESTUDO
DA RADIÓLISE DE MOLÉCULAS SÓLIDAS POR ESPECTROSCOPIA DE INFRAVERMELHO
Rodrigo Coelho Pereira
Defesa
19 de março de 2019, às 10:00 horas, auditório do 5ºandar do bloco E
CEFET/RJ - Av. Maracanã 229, Rio de Janeiro
Banca Examinadora
Presidente, Professora Dra. Ana Lucia Ferreira de Barros (CEFET/RJ) (orientadora)
Professor Dr. Enio Frota da Silveira (PUC-RIO)
Professor Dr. Daniele Fulvio (PUC-Rio)
Professora Dra. Diana Paula Andrade (OBSERVATÓRIO DO VALONGO – UFRJ)
Professora Dra. Maria Thereza Rocco (IME)
RESUMO
Este trabalho visa estudar a interação de feixes de íons energéticos com gases condensados de interesse astrofísico através da simulação de eventos cósmicos em laboratório. Como caso típico, busca-se analisar os efeitos físico-químicos produzidos em moléculas contendo hidrogênio, carbono, oxigênio e nitrogênio, na fase sólida quando irradiadas por íons leves como H+, He+, N+ e por íons pesados como Xe+, ambos com energias que variam de 1 a 90 MeV.
Este estudo é interdisciplinar, envolvendo as áreas de Ciência de Materiais, Química, Física Molecular, Física das Colisões com íons rápidos em sólidos e Astroquímica. Foram realizados três experimentos: N2O a 11 K, irradiado por 1,5 MeV de 14N+, C2H2 a 45 K, irradiado por 1,0 MeV H+, 1,0 MeV He+ e 1,0 e 1,5 MeV N+, ambos no Laboratório do acelerador Van de Graaff da PUC-Rio e N2O:CO2 (1:2), a 11 K, irradiado por 90 MeV 136Xe23+, na linha IRRSUD do acelerador de íons pesados do Laboratório GANIL (Grand Accélérateur National d’Ions Lourds, Caen, França).
As amostras foram analisadas utilizando a técnica de Espectrometria de Infravermelho por Transformada de Fourier (FTIR) para a identificação das moléculas precursores e seus produtos formados pela irradiação, além da determinação das seções de choque de compactação, destruição e formação dos produtos sintetizados pela radiólise.
Pode-se afirmar, que o valor de stopping power eletrônico (Se), dos feixes estudados, influência na velocidade da síntese dos produtos observados na matriz de gelo. Além disso, verificou-se que o valores obtidos para as seções de choque de destruição apresentaram uma dependência da seção de choque de destruição com o stopping power eletrônico de fator 3/2, resultado este que permite a previsão da seção de choque de destruição para qualquer tipo de projétil e energia.
Redes Sociais