Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Teses e Qualificações > Germano Teixeira Chacon (Defesa)
Início do conteúdo da página

Germano Teixeira Chacon (Defesa)

Última atualização em Terça, 12 de Fevereiro de 2019, 14h26 | Acessos: 2151

TÉCNICAS DE CORRELAÇÃO EM HOLOGRAFIA DIGITAL E SUAS APLICAÇÕES

 Aluno: Germano Teixeira Chacon

Orientador(a): Paulo Acioly Marques dos Santos

Defesa: 13/12/2018 – 10h

Local: CEFET/RJ – sala 513 (5o andar) – bloco E

Resumo: A correlação de imagens digitais é uma técnica usada normalmente para medida de campos de deslocamento. O princípio básico da técnica é deduzir, o deslocamento local  analisando uma sequência de imagens de algum corpo, que sofre ao longo do tempo um processo de deformação. Em princípio a técnica permite apenas uma análise 2D, mas dependendo da natureza do material, podemos estender também a aplicação para o caso 3D.   

A necessidade da correlação de imagens digitais surge quando nos deparamos, por exemplo, com problemas onde buscamos medir deformações muito pequenas, em materiais sob alta temperatura, ou fluidos. Por ser uma técnica baseada na análise de imagens, não há contato com os materiais em estudo, o que representa grande vantagem diante destes cenários.

Atualmente se encontram disponíveis uma série de soluções de DIC (Digital Image Correlation), que permitem obter medidas de deslocamento com uma resolução sub pixel, mas normalmente são soluções comerciais e associadas a um hardware específico.

O objetivo deste estudo, é implementar um algoritmo de composição inversa aplicado a correlação de imagens  holográficas digitais, em princípio para medidas de campos de deslocamento, em uma sequência de hologramas.  Para embasar este trabalho, são apresentados um breve histórico descrevendo a evolução da técnica, e discutidos os fundamentos sobre registro de imagens, seguido da base matemática e teórica envolvida para formular o problema de correlação de imagens, na sequência  são apresentados os resultados obtidos na medida de campos de deslocamento comparados com técnicas tradicionais de correlação.

Banca de Avaliação:

Professora Dra. Ana Lucia Ferreira de Barros (orientadora) (CEFET/RJ)

Professor Dr. Paulo Acioly Marques dos Santos (UFF)

Dr. Marcio Portes Albuquerque (Pesquisador externo – CBPF)

Fim do conteúdo da página