Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Teses e Qualificações > Wagner da Silva Zanco
Início do conteúdo da página

Wagner da Silva Zanco

Última atualização em Quarta, 08 de Agosto de 2018, 17h44 | Acessos: 1173

Desenvolvimento de Tecnologia de Comunicação por Ultrassom para Transmissão via OFDM de Grandezas Elétricas e Mecânicas em Cabo Para-raio de Linhas de Transmissão

Wagner da Silva Zanco, Orientador: Andrés Pablo López Barbero, 23/03/2017.

Os cabos para-raios utilizados em linhas de transmissão de energia tem como principal objetivo proteger as linhas de transmissão contra descargas atmosféricas. Visando otimizar os cabos para-raios, várias tecnologias vem sendo estudadas com vias a utilização desses cabos em outras finalidades, como transmissão de dados, uma vez que a maior parte do tempo eles ficam sem utilidade. É o caso, por exemplo, dos cabos OPGW.

O objetivo desta pesquisa é propor a utilização de cabos pára-raios utilizados em linhas de transmissão de energia na comunicação de dados de telemetria por ondas mecânicas. Um transdutor piezelétrico irá transformar sinais elétricos em ondas mecânicas, as quais se propagarão pelo cabo. Outro transdutor piezelétrico converterá as ondas mecânicas que se propagaram pelo cabo em sinais elétricos. A modulação OFDM foi a escolhida como modulação em banda base devido a eficiência espectral e imunidade a interferências. Uma modulação AM-SSB foi imposta ao sinal modulado OFDM para se adequar a frequência de operação dos transdutores. Ao final do projeto espera-se provar a possibilidade de transmissão de dados em cabos para-raios por meio de ondas mecânicas.

 

Banca de Avaliação:

Professor Dr. Andres Pablo López Barbero  (Orientador);

Professor Dr. Paulo Acioly Marques dos Santos  (UFF)

Professor Dr. Ricardo Marques Ribeiro(UFF)

Fim do conteúdo da página