Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Chás para a Filosofia

Última atualização em Terça, 27 de Agosto de 2024, 22h00 | Acessos: 8890

Histórico da Coleção

Resultado de imagem para chásA Coleção Chás para a Filosofia é resultado de uma das atividades do Programa de Mestrado Profissional em Filosofia e Ensino - PPFEN do CEFET/RJ e teve seu início na disciplina de Produção Social do Conhecimento, no primeiro trimestre de 2015, por iniciativa do professor Maurício Castanheira.

 

O título do primeiro livro, deliberado pelos mestrandos da disciplina foi “Capim Limão: Ensaios sobre produção do conhecimento, material didático e outros textos", e seu tema principal, como o próprio nome anuncia foi a produção de conhecimento e o ensino de filosofia.

 

O segundo livro da coleção tem como título “Erva Cidreira: Textos sobre produção do conhecimento, produção de material didático e outros ensaios” e passou por um processo semelhante de elaboração, tendo como organizadores os professores Maurício Castanheira, Taís Silva Pereira e João André Fernandes. O livro foi subdividido numa parte com textos de docentes e outra de estudantes com a intenção de discutir a Produção de Material Didático. Como característica da coleção, abrimos espaço para temas diversos na sessão “outros ensaios”.

 

O terceiro volume da Coleção Chás para a Filosofia, o “Camomila: Métodos de Filosofia e outros textos” foi produzido de junho a outubro de 2016 e passou pelo mesmo processo de elaboração, que desde seu início convida os mestrandos e professores de Filosofia a realizarem uma leitura atenta, seguida de revisão e sugestões que otimizem o entendimento dos capítulos, sendo realizado  pelos mestrandos inscritos na disciplina “Métodos de Ensino de Filosofia” do professor Castanheira.

 

No quarto volume “Hortelã: Formação de professores em Filosofia”, organizado pelos professores Maurício Castanheira, Felipe Pinto, Rafael Alvarenga e Lourdes Bastos, aprofundamos e sistematizamos as regras de elaboração já traçadas. É preciso registrar que o aprendizado implica envolver docentes e mestrandos na sistematização de práticas de ensino de Filosofia nas redes estadual e privada nos níveis médio e superior aliando esta experiência ao incentivo de tornar público por meio da escrita de textos acadêmicos e sua divulgação em meio impresso e digital.

 

O quinto volume, "Maçã com Canela: produtos educacionais e outros textos", foi subdividido em três partes. A primeira reúne textos de estudantes de mestrado e graduação sobre filosofia e produção do conhecimento; a segunda, também com textos de mestrandos, se dedica exclusivamente à discussão sobre a produção de material didático; e a última, com textos dos docentes do PPFEN/CEFET-RJ e de professores convidados, reúne novamente textos sobre filosofia e produção do conhecimento. Apesar de contar com a maioria de textos inéditos, uma pequena parte é a reapresentação revista e atualizada de trabalhos, contando com a autorização de seus respectivos editores para sua republicação.

 

O sexto volume Café: Formação e autoformação em filosofia e outros cafés, apresentou a  organização geral dos professores Maurício Castanheira,  Felipe Gonçalves Pinto, Rafael Alvarenga e Luís César Fernandes de Oliveira e experimentou pela primeira vez a inserção do trabalho de organização de uma seção portuguesa através do trabalho da professora Michele Coutinho Rocha.

Desde 2015 persistimos em convidar professores e pesquisadores experientes aliando-os a iniciação de jovens estudantes no território da publicação acadêmica; oportunizando a vitória de ter, no caso dos jovens, um texto aceito e publicado devolvendo à sociedade e aos contribuintes parte do investimento em um programa de uma instituição pública, gratuita e de qualidade.

Este Volume também quer chamar a atenção para a formação e a autoformação em filosofia o que torna imprescindível, sem dúvida alguma, a defesa do Ensino de Filosofia. Desejamos, portanto, que os leitores não se sintam de antemão ressabiados com esse chá, ainda que seja de café. Esbanjem-se! Sirvam-se a vontade! O último gole de cada um é cada um quem sabe. Depois é só adivinhar o futuro na borra que restou na xícara! 

Este livro está subdividido em três sessões. A primeira delas, “Curtos e Cariocas”, conta com textos sobre formação e autoformação, onde se concentram trabalhos que miram tanto a formação filosófica do outro quanto a autoformação daquele que por hora ocupa o lugar do professor. Na segunda parte, por sua vez, estão trabalhos de autores portugueses bem como autores brasileiros que desenvolvem pesquisas nos parceiros centros de estudos d’além mar. Na terceira e última parte o leitor encontrará Outros Textos, trabalhos com temáticas diversificadas, porém dispostas a levantar reflexões agudas.

 

Temas dos volumes:

1- Produção de Conhecimento e Ensino de Filosofia

2- Material didático e Ensino de Filosofia

3 – Métodos de Ensino de Filosofia

4 – Formação de Professores em Filosofia

5 – Produtos educacionais e outros textos

6- Formação e autoformação em filosofia e outros cafés

 

Fim do conteúdo da página