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Defesa de Dissertação do Discente André Lucas Freitas dos Santos

Última atualização em Quinta, 26 de Agosto de 2021, 01h10 | Acessos: 807

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA
DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO
COORDENADORIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

  

A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação tem a satisfação de convidá-lo para assistir à

 

D E F E S A  D E DISSERTAÇÃO

 

COM O TÍTULO:

 

 

UM PANORAMA SOBRE CTS, INTERDISCIPLINARIDADE E METODOLOGIAS ATIVAS NA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES

 

Por

 

ANDRÉ LUCAS FREITAS DOS SANTOS

 

Resumo

 

Nas últimas décadas a abordagem tradicional focada na memorização e resolução de exercícios vem sendo criticada, aparecendo como opções frente ao panorama tradicional, as perspectivas CTS e interdisciplinar, assim como as metodologias de aprendizagem ativas. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é analisar a percepção dos docentes sobre os desafios e potencialidades enfrentados quando estes desenvolvem práticas interdisciplinares, baseadas nos pressupostos CTS com utilização das metodologias ativas. Nessa perspectiva, o trabalho pode ser classificado como uma pesquisa de estudo de caso e trata-se de pesquisa qualitativa, em que será analisada as respostas das amostras coletadas pelo questionário usado. A pesquisa será realizada com a utilização de um questionário distribuído pela plataforma Google chamada de Googleforms e tem como sujeitos participantes, professores que atuam em sala de aula, ou que já atuaram, na área de Ciências da Natureza e Matemática. O questionário contém perguntas abertas e fechadas e visa obter como respostas a quantidade de professores que utiliza os pressupostos CTS em concomitância com as metodologias ativas, assim como o relato de suas experiências em sala de aula. Junto a essa pesquisa foi feito um levantamento bibliográfico das revistas de Qualis A1 e A2 da Plataforma Sucupira, que possuíam como palavra-chave os termos CTS, Interdisciplinaridade e Metodologias Ativas de Aprendizagem, com a intenção de dar suporte teórico a pesquisa. Como resultado, foi encontrado muito pouco artigos que discutiam sobre o assunto Metodologias de Aprendizagem Ativa, e ainda menos que relacionassem esses temas com CTS e Interdisciplinaridade, já as entrevistas constataram que a relação entre esses três temas pode vim a ser bastante frutífera para o aluno e a escola em um geral caso o professor saiba trabalhar com eles, e que para isso esse profissional precisará ter uma boa formação. Esperamos que os resultados ofereçam um bom panorama sobre a percepção dos professores sobre a relação entre CTS e interdisciplinaridade com a utilização das Metodologias Ativas de Aprendizagem, além de futuramente servir como base para um futuro trabalho envolvendo uma sequência didática dentro de sala de aula, para analisar uma proposta nos mesmos moldes.

 

 

Banca Examinadora composta pelos Doutores:

Taís Conceição dos Santos, Orientadora

Daniel Guilherme Gomes Sasaki, Coorientador
Alvaro Chrispino, CEFET/RJ
Mauro Braga França, CPII

Local, Data e Horário:

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