Defesa de Tese de Doutorado de Armando Gil Ferreira dos Santos
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA
DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO
COORDENADORIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO
A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação tem a satisfação de convidá-lo para assistir à
D E F E S A D E TESE
COM O TÍTULO:
“A PRÁXIS DA CODOCÊNCIA E DA CO-APRENDIZAGEM PELOS CAMINHOS DA INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA DA TEORIA DA ATIVIDADE”
Por
ARMANDO GIL FERREIRA DOS SANTOS
Resumo
Nesses últimos anos têm sido frequentemente discutido o papel da pesquisa na formação de professores, as suas relações com o ensino e o compromisso com a responsabilidade social de futuros docentes. Esta investigação é um estudo de caso realizada em uma universidade pública situada no Rio de Janeiro, no contexto de uma disciplina de Estudos e Desenvolvimento de Projetos (EDP) a partir de diálogos interdisciplinares provenientes do processo de ensinoaprendizagem e articulações de temas como: Consciência Planetária, Processos Fundamentais para a Vida Complexa, Condições para a Vida na Terra e Educação para os Direitos Humanos. As experiências de aprendizagem no processo de formação inicial possibilitaram contribuir e defender a tese de que a codocência e a co-aprendizagem são construídas e potencializadas a partir da prática de um conjunto de saberes, interações sociais e das relações dialéticas entre sujeitos e o mundo que os integram. Os sujeitos de pesquisa na modalidade codocência são duas professoras de diferentes áreas do conhecimento, sendo uma delas da Física e a outra da Biologia e quinze licenciandos dos cursos de Pedagogia (6), Física (4) e Biologia (5), compartilhando o Laboratório Interdisciplinar Educação em Ciências (LIEC) como espaço de formação inicial. As professoras foram capazes de atrair a atenção dos estudantes para os problemas externos ou contextos da sua inserção social carregados de valor apontando caminhos para que os sujeitos em formação possam situar-se criticamente e com autonomia para enfrentar os problemas de questões atuais, como: meio ambiente, diferenças sociais, interculturalidade e direitos à vida saudável. Para auxiliar nas compreensões sobre as abordagens e contextos trazidos pela disciplina EDP, buscamos dialogar com alguns autores que permitem associar e alinhar as dimensões epistemológicas, ontológicas e axiológicas desta pesquisa, como: Pombo, Roth & Tobin, Leontiev, Engeström e Bakhtin. A Teoria da Atividade é o referencial teórico e metodológico desta investigação. No percurso metodológico para coleta de dados, os recursos da videogravação foram utilizados como registros transcritos das aulas em ação codocente, junto aos licenciandos, durante o período de dois semestres nos anos de 2018 e 2019. A partir dos dados, buscamos na Teoria da Atividade o aporte para construirmos elementos fundamentais que nos ajudaram a compor a análise dos temas desenvolvidos no processo de formação. Para realçar a análise, constituímos episódios como abordagens que difundem a importância do papel do outro na constituição dos sujeitos, por meio das interações a partir da linguagem destacada na forma de enunciados em um evento social, reconhecendo a historicidade dos sujeitos e o contexto imediato e conjuntural, repleto de contradições e aberto ao dialogismo. A aprendizagem expansiva se fez efetiva ao promovermos a interação de alunos das ciências humanas e das ciências da natureza em torno de questões e temas interdisciplinares. Esse é um caminho para o empoderamento dos sujeitos de forma coletiva, a partir do conhecimento construído, favorecido pela ação pedagógica realizada. Nestas atividades científico-culturais não encapsuladas, os alunos demonstraram um desenvolvimento conceitual e atitudinal tendo a vida como foco, caracterizando uma aprendizagem expansiva. A vontade ideológica de ensinar o outro a conhecer inspira a ação, logo seria um desperdício perder essa oportunidade de apresentar análises que possibilitaram construir o conjunto de uma obra sobre a práxis da codocência e da co-aprendizagem e permitir que ela fique sempre inacabada, porém ativamente disponível para outros atores pensarem em projetos interdisciplinares na formação de futuros professores que coloque a ciência a serviço das questões de justiça social.
Banca Examinadora composta pelos Doutores:
Gloria Regina Pessoa Capello Queiroz, Orientadora
Glauco dos Santos Ferreira da Silva, CEFET/RJ
Giselle Faur de Castro Catarino, UERJ-CEFET/RJ
Cristiano Rodrigues de Mattos, USP/SP
Marisol Barenco de Mello, UFF/RJ
Local, Data e Horário:
Plataforma Teams (Acesse aqui a Live da Defesa)
26 de agosto de 2021
14h
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