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Defesa de Dissertação da Discente Barbara Caiçara Santos

Última atualização em Sexta, 20 de Agosto de 2021, 23h35 | Acessos: 613

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA
DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO
COORDENADORIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

  

A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação tem a satisfação de convidá-lo para assistir à

 

D E F E S A  D E DISSERTAÇÃO

 

COM O TÍTULO:

 

 

“O PERFIL DAS PRODUÇÕES EM ENSINO DE FÍSICA NO CONTEXTO DO ENSINO CTS

 

Por

 

BARBARA CAIÇARA SANTOS

 

Resumo

 

O presente trabalho procura descrever o perfil das produções em Ensino de Física sob o enfoque CTS brasileiro. Para isso, foi feita uma busca em quatro banco de dados do Grupo CTS e Educação do CEFET/RJ que abriga produções entre o período de 1996 e 2018, dentre elas encontram-se teses, dissertações profissionais, dissertações acadêmicas e artigos. O levantamento no banco de dados foi feito por meio da seleção de produções que tivessem em seus títulos, resumo ou palavras-chave “Física” ou “Ensino de Física”, e a amostra final resultou em 32 artigos, 10 teses, 34 dissertações profissionais e 33 dissertações acadêmicas. Como ferramenta metodológica foi utilizada a Análise de Redes Sociais (ARS) com o objetivo de compreender as relações entre autores e instituições, como também as palavras-chave e as referências bibliográficas mais frequentes em artigos. A análise dos resultados nos possibilitou revelar o autor Luciano Fernandes Silva e a instituição UNESP como os elementos mais populares das redes que faziam parte. E com relação a rede de instituições, inclusive, percebemos pouquíssima parceria entre os pesquisadores. Além disso, verificou-se que no geral as produções de Ensino de Física não padronizam seus indexadores, a escolha normalmente é muito particular ao tema específico da produção em questão. Também evidenciamos uma predominância dos termos “ENFOQUE CTS” e “ABORDAGEM CTS” nos títulos e/ou resumos das Teses encontradas, o que nos levou a concluir que o ensino CTS é concebido pelos autores como uma técnica. Ainda, o referencial teórico mais citado entre os artigos de Ensino de Física também é o trabalho mais mencionado nas produções em CTS o qual se intitula “Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência-Tecnologia-Sociedade) no contexto da educação brasileira”, de Wildson Santos e Eduardo Mortimer. E por fim, evidenciamos a predominância das regiões Sul e Sudeste em todas as produções, com exceção das dissertações profissionais em que a região Nordeste se sobressai mais do que a região Sul. 

 

 

Banca Examinadora composta pelos Doutores:

Alvaro Chrispino, Orientador
Taís Conceição dos Santos, CEFET/RJ
Luciano Fernandes Silva, UNIFEI

Local, Data e Horário:

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