Defesa de Tese de Doutorado do Discente Jonas da Conceição Ricardo
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA
DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO
COORDENADORIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO
A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação tem a satisfação de convidá-lo para assistir à
D E F E S A D E TESE
COM O TÍTULO:
“PERFIL DE ENSINO CTS NO BRASIL ANALISADO A PARTIR DAS DISSERTAÇÕES DE MESTRADOS PROFISSIONAIS ENTRE OS ANOS DE 2005 A 2019 USANDO REDES SOCIAIS”
Por
JONAS DA CONCEIÇÃO RICARDO
Resumo
A presente pesquisa tem por finalidade expressar como se apresenta o ensino de Ciências, Tecnologia e Sociedade (CTS) a partir das dissertações profissionais, publicadas entre os anos de 2005 a 2019. Tais objetos de pesquisa foram selecionados por meio das palavras Ciência, Tecnologia e Sociedade; Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, e seus respectivos acrônimos, CTS e CTSA, contidos nos resumos e/ou título e/ou palavras-chave, a partir do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. A busca resultou em 244 dissertações profissionais, sendo catalogadas em planilhas eletrônicas identificando as instituições de ensino, região, programa de pós-graduação, autor, título, orientador, palavras-chave e referências, que resultaram em 23 programas de pós-graduação, 42 Instituições de Ensino Superior (IES), 132 orientadores. Após todo esse processo de catalogação, foram obtidos 993 descritores, estes foram normatizados, colocados em ordem alfabética e excluídas as repetições, a fim de termos somente as palavras distintas, o que resultou em 357 palavras-chave, 16.448 referências e 20.543 autores das referências. A metodologia utilizada na pesquisa é classificada como descritiva bibliográfica, sendo o método utilizado nas análises dos dados classificado como misto. Das análises das IES, as que mais se destacam quanto à produção de dissertações são o Instituto Federal do Espírito Santo, Universidade de Brasília e Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Quando observada a divisão geográfica das produções, observa-se que 52% delas são oriundas da região sudeste. Foram utilizadas as Análises de Redes Sociais (ARS), com o objetivo de conhecer quais das palavras-chave são utilizadas para descrever as dissertações identificadas com o ensino CTS, havendo destaques para as palavras Ensino de Física, CTSA, Ensino de Química, Alfabetização Científica e Tecnológica, Ensino de Ciências. Sobre as referências, das 15 obras mais citadas listadas na pesquisa, 7 são livros e 8 são artigos, sendo dois desses artigos Santos e Mortimer (2002) e Auler e Bazzo (2001), referências que constam como as mais citadas em 7 pesquisas que têm por finalidade conhecer as referências que servem como base do estudo do CTS brasileiro. Já os autores, quando listamos os 20 com maiores frequências de citações, obtemos 15 brasileiros e 5 estrangeiros, sendo observado entre a maioria dos autores nacionais uma relação acadêmica muito próxima de orientador e orientando. Dos autores brasileiros, destacam-se Wildson L. P. dos Santos, Décio Auler, Walter A. Bazzo, por figurarem não somente na presente pesquisa, mas também em outras 5 de mesmo escopo.
Banca Examinadora composta pelos Doutores:
Alvaro Chrispino, Orientador
Tais Conceição dos Santos, CEFET/RJ
Marco Antonio Barbosa Braga, CEFET/RJ
Thiago Brañas de Melo, CEFET/RJ
Josivânia Marisa Dantas UFRN
Manuella Villar Amado IFES
Local, Data e Horário:
-
Plataforma Teams (Acesse aqui a Live da Defesa)
-
15 de junho de 2021
-
14h
Redes Sociais